segunda-feira, 12 de abril de 2010

Passeio da ACRAN na Trilha da AMAN ( pró )‏

Estradas esburacadas e lamacentas, pontes quebradas, rios sem ponte, trilhas em meio as matas, muitos obstáculos tais como galhos caidos, tocos e raízes, subidas íngremes, escorregadias e descidas emocionantes, tudo isso com direito a muita emoção e adrenalina, além de um dia bonito, ensolarado e com a temperatura amena. Junte-se a isso uma galera muito legal e animada. Tivemos tudo isso, e mais um pouco em nosso passeio, um pedal ecológico, radical e diferente, no qual tivemos a nosso dispor, e com fartura, tudo o que faz perfeito o dia de um mountain biker. Quem não foi....perdeu!!! Nos reunimos em frente a capelania da aman, compareceram muitos bikers, veio até uma galera de Volta Redonda, comandadas pelo nosso amigo Michel Schanuel http://michelschanuel.blogspot.com/, vieram pedalando da cidade do aço, a maioria só para passear, mas um deles, o Nikson Salem também tinha o objetivo de fotografar a fazenda Boa Esperança, pois tem um blog http://turismovaledocafe.blogspot.com/ no qual mostra fotos e história das fazendas antigas da região. Havia muita gente nova, e também alguns que andavam sumidos e dessa vez reapareceram, entre eles nossos amigos Marcello Maia e Rafael Guerra. Tiramos a já tradicional foto com agalera toda reunida, e logo a seguir seguimos em direção ao clube do Monte Castelo, onde recebemos as instruções sobre o trajeto. Nesse ponto a galera se dividiu, uma turma (a maior parte) foi para opasseio pró, que foi guiado pela Márcia Stage, o restante foram para o light. Seguimos para a trilha e logo a estrada já começou a ficar bem ruim, com muitos buracos e valetas, a medida que seguíamos em frente a estrada foi se estreitando, até que finalmente se transformou numa trilha estreita, que em certos trechos era bem lamaçenta, devido a sombra das árvores que não deixava o sol passar e secar as poças, devido as chuvas recentes. O mato estava muito alto, e em certos trechos praticamente fechava a trilha, chegávamos a enroscar as bikes na vegetação. Mais a frente enfrentamos algumas subidas, não eram tão íngremes, nem tão difíceis, mas como estavam muito escorregadias a subida se tornava uma verdadeira aventura com direito a bastante emoção, muitos insistiam e acabavam por conseguir subir, mas com certeza levaram alguns sustos, pois as derrapagens eram constantes, alguns chegaram a cair, mas não se deixavam abater e logo seguiam em frente (empurrando), pois uma vez que tivesse descido da bike, era bem difícil voltar a pedalar subindo. Outros mais cautelosos, preferiram não arriscar e optaram por empurrrar as bikes do início ao fim das subidas, todos esses fatos foram devidamente registrados pelos fotógrafos de plantão. O mato estava bem alto, mas felizmente também haviam muitos trechos que haviam sido roçados recentemente, o que facilitou um pouco nossa pedalada. Mas mesmo assim tivemos que ter cuidado, pois além de muito escorregadia, a trilha estava repleta de tocos pontiagudos e pontas de galhos o que poderia causar ferimentos em caso de queda. Apesar de todos o cuidados, os pneus furados eram inevitáveis, na verdade foi um festival de pneus furados, foram uns 6 ou 7, talvez até mais. Mas isso não foi problema pois a galera era muito amiga, prestativa e solidária, todos ajudaram e esperaram pelos amigos em dificuldade. Uma das bikes quebrou o macaquinho, mas o Fabinho ajudou, e o biker pôde seguir pedalando. Mas apesar das dificuldades, o passeio foi uma delícia, todos gostaram muito, especialmente nosso amigo de Volta Redonda, William, que adora um pedal radical e off-road http://offroadbikers.blogspot.com/. Além da trilha em si, ser nota 10, ainda pudemos apreciar as matas, rios e cachoeiras ao longo do caminho e também as montanhas ao longe. Seguimos em frente, foi cansativo, a trilha parecia nunca ter fim, passamos por umas pontes totalmente quebradas, ali era necessário cuidado redobrado, pois qualquer descuido poderia resultar em acidente. Também atravessamos rios, não teve jeito, era preciso carregar as bikes e seguir em frente. Os problemas mecânicos, pneus furados assim como alguns ataques de câimbras acabaram por atrasar um pouco o passeio, e por isso uma galera ficou mais para trás, e demorou para chegar na fazenda boa esperança, que era o ponto de lanche. O pedal foi cascudo, mas os bikers eram animados e determinados, garra e força de vontade para superar as dificuldades, e também o companheirismo, solidariedade e alegria não faltaram hora alguma, o que fez com que nosso passeio se tornasse ainda melhor. Depois de certo tempo nos reagrupamos novamente. O reagrupamento foi no portão, já no trecho de asfalto. Chegando lá, a galera ainda teve que pular a cerca, pois o portão estava trancado. Dali seguimos para a fazenda, onde lanchamos e logo após iniciamos o retorno para Resende. Rapidinho chegamos no monte castelo onde nos despedimos e cada um seguiu para seu destino. Chegamos em casa cansados, suados, sujos de lama e com "alguns arranhões" e carrapichos, mas estávamos felizes. Valeu amigos da ACRAN !!! Foi um ótimo passeio.