segunda-feira, 13 de julho de 2009

12/07/09 - Passeio da ACRAN para Fumaça e Falcão

Mountain bike é bom, mountain bike é legal e sempre que dá boto o pé no pedal, e nesse domingo a convite dos amigos da ACRAN (associação dos ciclistas da região das agulhas negras) fomos dar um passeio até fumaça e falcão. Ao contrário das outras vezes, dessa vez eu estava muito animado, pois eu gosto muito de ir para fumaça, é um dos meus destinos preferidos, já quanto a falcão eu não gosto muito, as pessoas de lá são gentis e amigáveis, mas lá é um pouco triste e desanimado, e para mim aquele lugar deveria se chamar Jacú ao invés de Falcão. Choveu na noite anterior ao passeio, fiquei preocupado achando que o domingo poderia amanhecer chuvoso, mas felizmente são Pedro colaborou e isso não aconteceu. Saí muito cedo de casa, pois decidi ir de bike até vargem grande e ao longo do caminho ví que o sol aparecia timidamente atrás da serra prenunciando que teríamos um belo dia.. A chuva e frio da véspera espantaram a galera, mas mesmo assim reunimos um número razoável de bikers para o passeio. Nos reunimos na praça da vargem grande para o início do passeio, e dessa vez tivemos um carro de apoio que foi conduzido pela Alice,a esposa do Torrão. Diz o ditado:"Mulher no volante é um perigo constante", mas a Alice foi super bem, pelo que sabemos não atropelou nenhum boi ou vaca ao longo do caminho. Iniciamos nosso passeio, a estrada até fumaça é de terra com muitas subidas e descidas mas tudo muito light, mas como a terra estava molhada nos cansamos mais, só quando chegamos no serrote é que tivemos um up-hill digno de nota (mais ou menos 3 kms), lá os bikers se cansaram bastante pois a subida era meio cascuda , mas devagar e sempre todos acabaram por vencer a subida e logo já estavam no topo e já bem perto de fumaça, a vista do topo do serrote era bem bonita com destaque para uma cachoeira bem no alto da serra que lembrava vagamente um véu de noiva, também tinha os viadutos da ferrovia do aço que faziam um bonito e interessante contraste com a natureza da região, logo chegamos na fumaça onde paramos para reagrupamento, lanche e fizemos o já tradicional brinde das bananas. Acabou que nem tivemos o percurso light, pois de repente todos decidiram ir para falcão, até eu que não gosto muito de lá, acabei indo e por sinal alegre e satisfeito pois a galera do passeio era super gente boa e animada. No passeio todos os bikers foram super bem destaque para o Torrão que pedalou muito. Destaque também para a Alice que mesmo estando de carro ficou para trás comendo poeira (digo lama) da bike do Torrão (É não tem jeito o Torrão sempre deixa a Alice para trás). A Márcia e Jerônimo (Mozão) como sempre foram super bem, o Jeronimo é super gente boa e tranquilo mas tem um péssimo defeito :Não gosta de fotos e nem que se pare para tirar fotos, pois diz que atrasa o passeio, mas não teve jeito tiramos dezenas de fotos inclusive dele, temos certeza que ele daqui a muitos anos quando estiver bem velhinho e na idade do ESSE(cabelo desapareCE, vista enfraqueCE, barriga cresCE , a junta endureCEe..... por aí vai.) verá as fotos que tiramos hoje e nos agradecerá, pois lembrará dos bons tempos em que era bonito e feliz e não sabia. Aliás as fotos não servem só de recordação do passeio, esse negócio de parar para tirar fotos quebra o galho de muita gente, que está afim de um descanso, o nosso amigo Daniel ( Xuxa ) que o diga. O nosso amigo Jefferson Grijó dessa vez deixou a roupa branca de lado e veio com um figurino mais escuro(Calça Pretinha básica), fez a escolha certa pois tinha muita lama ao longo do caminho. Chegamos em falcão rapidinho, foi tudo bem , apenas paradas aqui e ali para fotos e reagrupamento. Em falcão fizemos uma brevíssima parada, mas o lugar tem poucos atrativos e até para tirar fotos foi difícil, o Torrão vendo o desapontamento da galera em relação ao lugar sugeriu que fôssemos até um barzinho na boca do túnel da ferrovia do aço, ele falou que era pertinho, disse que era logo alí , mas era tudo mentira andamos um bom trecho para chegar no túnel e ainda tivemos umas subidas bem cascudas, mas valeu a pena pois o bar tinha um caldo de cana delicioso, a galera mandou ver no caldo de cana e a Alice alertou a todos que caldo de cana em excesso dá "piriri" mas ninguém se importou muito, pois afinal de contas, moita é o que não falta ao longo do caminho, mas foi tudo bem, apesar de que, teve uma certa hora em que o Fabinho entrou disparado dentro de túnel , de onde saiu depois de algum tempo, ficamos curiosos, mas ele disse que entrou no túnel apenas para"observar morcegos", também tiramos boas fotos na boca do túnel e em cima da linha, andamos na linha mas felizmente o trem não nos pegou. Essa galera do passeio pelo visto gosta muito de trem , pois estavam todos lanchando tranquilamente mas quando ouviram a buzina saíram em desabalada carreira em direção a ferrovia para tirar fotos, pularam, gritaram e acenaram muito para o maquinista que assistiu a tudo aquilo um pouco espantado, mas foi super gentil e simpático e a cada aceno dos bikers respondia com um buzinada bem estridente, a Alice e a Márcia eram das mais animadas (vide fotos) e não sei não..... mas acho que se aquele trem parasse ali era bem capaz delas subirem na locomotiva, logo em seguida outro trem passou na outra ferrovia e novamente a galera se agitou. Dali retornamos para fumaça e logo chegamos no alto do serrote para iniciarmos o down-hill, esse down- hill do serrote é bem legal . os bikers soltaram os freios e desceram a mil por hora, foi ótimo e como a estrada quase não tem movimento, descemos sem problemas , só tivemos que tomar cuidado para não atropelar alguma vaca desavisada . Foi tudo super bem, só fizemos uma breve parada pois o Xuxa fazia questão de tirar uma foto junto ao viaduto (desculpa esfarrapada para poder descansar) . Logo já estávamos de volta á vargem grande onde fizemos um breve descanso na praça antes de retornarnos para resende (de carro), Me parece que o Torrão ao chegar na vargem grande deu um mal jeito nas costas ou foi acometido por fortes cãimbras (eu não sei ao certo) mas o fato é que logo foi socorrido pela Márcia (vide fotos) que fez uns alongamentos e ele logo melhorou, mas eis que de repente o Mozão (Jerônimo ) apareceu com um cinto na mão(vide fotos) e...........( Huuuummm...... pensando bem é melhor pular essa parte). Tiramos as fotos finais, nos despedimos de todos, e após isso cada um seguiu para seu destino. Enfim foi um ótimo passeio onde tivemos a oportunidade de pedalar com os amigos em meio á natureza, valeu amigos, até a próxima, foi muito bom passear com vocês. Fotos: www.picasaweb.google.com.br/jorgelznogueira/AcranFumacaEFalcao http://picasaweb.google.com.br/marcia.stage/Passeio120709#

Grande Jorge! Parabéns atrasado meu amigo, tudo de bom pra vc e muito pedal! (eu estava sem internet em Petrópolis, por isso fiquei alguns dias sem "navegar").

Quanto ao comentário no meu blog, quando vc quiser ir até Bananal é só combinar, mas pra subir aquela serra acho que vc teria q ir de carro ao menos até Volta Redonda, pq partindo de lá são 140 kms... Mas vale a pena, a serra é bela d+.

Belas fotos desse passeio! Eu ainda não conheço Fumaça, sou doido pra ir pois todo mundo fala muito bem. E avisa pra pessoal tomar cuidado com os trens pq esses bichos são meio brabos! rsrs