terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VIAJEM DE TREM PUNO X CUSCO , CERCA DE 10 HORAS PELO ALTIPLANO ANDINO E PASSO LA RAYA.

Apesar de estar gostando de tudo meu objetivo principal era Macchu Picchu,e agora era chegada a hora de seguir para Cusco. Haviam 2 opções, seguir de ônibus , com várias paradas ao longo do caminho , ou de trem com apenas uma parada , no passo la Raya que fica a mais ou menos 4700 metros de altitude. Acabei optando pela viagem de trem , que embora fosse um pouco mais demorada e ,bem mais cara me oferecia a possibilidade de desfrutar melhor do trajeto , pois dispõem de um mirante ,todo envidraçado no último vagão. Assim que a viagem começou ví que havia feito a escolha certa. Havia muita mordomia a bordo , muita comida , bebida e até danças folclóricas . Porém para mim o que mais interessava eram as lindas paisagens ao longo do caminho, que podiam ser fotografadas e apreciadas á vontade no mirante do trem. Pouco tempo depois que o trem saiu de Puno logo chegamos numa cidade chamada Juliaca , lá o trem simplesmente passou no meio de uma feira popular, foi interessante, como o trem ia bem devagar pude apreciar muita coisa e pessoas interessatnes , inclusive uma parte da feira cheia de barraquinhas onde haviam feiticeiros e videntes a serviço do público. Pouco tempo depois a paisagem se tornou monótona ,só planos , totalmente sem árvores e com montanhas dos 2 lados,nessa altura da viagem o trem só subia , porém era subida pouco íngreme , nem parecia que estávamos subindo. Tudo muito bonito, muitas plantações , lhamas e cidadezinhas pequenas e pobres no trajeto. Dentro do trem tudo muito animado, os passageiros ,se divertiam bastante com as danças típicas . Era servido gratuitamente o pisco sur , um drink local muito gostoso, o que animava e desinibia bastante a galera. Depois de algumas horas começamos a avistar montanhas nevadas muito bonitas , eram várias, cada uma mais alta e bonita que as outras, era tudo muito lindo, gostei de demais pena que o tempo estava nublado e chovendo, porque se estivesse com sol e céu azul o espetáculo seria ainda mais bonito, mas mesmo assim tirei fotos lindas. Ja haviam se passado muitas horas de viajem , e o trem já se aproximava do ponto mais alto da ferrovia ,o passo la Raya a cerca de 4700 metros de altitude, nessa região estávamos literalmente no topo das montanhas os nevados estavam bem pertinho de nós, caramba as montanhas e as geleiras em seu topo eram impressionantes, lindas demais, gostei muito. Aqui o trem fez uma pequena parada,existe uma pequena feira onde vendem artesanato, não comprei nada só fotografei...rss. O trem seguiu viagem, e a partir do passo la Raya foram só descidas até Cusco. A medida que fomos descendo , a paisagem foi se tornando mais verde e passamos a ver mais árvores, além disso a partir de certo ponto fomos acompanhando o rio Urubamba que estava muito cheio e caudaloso o que dava um bonito visual. Mesmo descendo as paisagens continuavam bonitas , e as cidadezinhas ao longo do caminho bem interessantes, também era possível avistar ,de vez em quando , algumas montanhas com o cume coberto de neve ( nevados ). Viajamos ainda um bom tempo, já era tarde, logo ia escurecer , e de repente chegamos nos arredores de Cusco, caramba a cidade é bem grande, me surpreendí, os passageiros falaram que tem cerca de 300 mil habitantes. Os subúrbios de Cusco são bem pobres e bagunçados, as ruas sem calçamente e com muita , muita lama. Tirei algumas fotos e dá pra perceber que não estão nem aí pro lamaçal, seguiam sua vida na boa, as feiras , comércio e atividades cotidianas seguem normalmente em meio ao lamaçal, nas feiras de rua vendiam até móveis. Ao ver aquele lamaçal fiquei um pouco preocupado , pois aquilo era sinal que estava chovendo muito na região o que poderia estragar minha viagem a Macchu Picchu, mas logo esqueci disso . Finalmente chegamos na estação de Cusco. Fiquei feliz e já na expectativa para o dia seguinte. CONFIRAM OS POSTS ANTERIORES.