segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lago Titicaca , ilha flutuante de Uros e ilha Taquiles.

Estava super ansioso para navegar e conhecer as ilhas do Titicaca, porém dessa vez as coisas não começaram muito bem. Vou explicar- lhes : Havia chegado no dia anterior ,fiz uns passeios super legais, foi tudo bem ,mas estava cansado por isso fui dormir cedo, por volta das 9 da noite. A princípio dormi super bem, só que no meio da noite acordei com muita dor de cabeça , um pouco de enjôo e meu pescoço parece que estava rígido, enferrujado, cada vez que eu virava a cabeça parece que o pescoço rangia ...rss o coração estava disparado. Que sensação horrível !!! Que mal estar !!! Foi só aí que me dei conta que estava sofrendo do mal das alturas , o soroche , afinal de contas a cidade de Puno e o lago ficam a quase 4000 metros de altura. Cheguei a pensar em desistir de visitar o lago, e ficar deitado o dia inteiro ,mas logo mudei de idéia . Segui as orientações do pessoal do hotel , tomei muita água , muito chá de coca e também alguns comprimidos de antiinflamatórios , essas coisas fizeram com que eu melhorasse e assim pude continuar de pé e fazer os passeios do dia. Nossa primeira parada foi em Uros, trata-se de uma ilha artificial que se mantém flutuando graças a um vegetal chamado Totora que é oco e tem muito ar em seu interior. Sendo assim as ilhas flutuam mesmo , e podem inclusive ser rebocadas para um outro local se os moradores assim o desejarem. Por exemplo se o morador de uma dessa pequenas ilhas se desentende com o vizinho , ele não precisa se aborrecer nem brigar, simplesmente solta as amarras e reboca a ilha para outro lugar...rss muito prático ...rss. É uma sensaçao estranha andar nessas ilhas ,mas a gente logo se acostuma. Nessas pequenas ilhas flutuantes tem de tudo e os moradores seguem sua vida normalmente , inclusive dispõem de um pequeno hotel (categoria 1 estrela só ,e faltando 4 pontas ...rss) onde os mais aventureiros e extravagantes podem passar a noite, se assim o desejarem. Apesar de achar muito estranho e desconfortável gostei de conhecer essas ilhas , e inclusive fizemos um pequeno passeio num barco de totora. Como sempre os nativos são extremamente simpático e adaptados ao negócio do turismo. Fazem vendas , representações teatrais e até cantam , inclusive em português , para cativarem os turistas. Terminada a excursão na ilha flutuante seguimos para a ilha Taquiles , essa ilha é bem longe da costa , seguimos cerca de hora e meia lago adentro até alcançá-la . Foi durante esse trajeto que percebi que o Titicaca é mesmo muito grande, parece um mar , difícil de acreditar que está a quase 4000 metros de altura. Ao longo da viagem pudemos avistar bem ao longe , na Bolívia , o famoso nevado Ilimani, muito bonito , gostei , imagine ver aquilo de perto. Finalmente chegamos na tal ilha Taquiles , também muito interessante ,é uma ilha como uma pequena cidade, por onde só se anda a pé em ruas estreitas calçadas com pedras irregulares e,muitos ,muitos degrais. Tudo muito bonito e bem cuidado , principalmente as casas feitas de adobe, um lugar agradável, porém venta muito e faz frio. Aqui é uma comunidade auto -suficiente , inclusive tem autonomia administrativa. Sua cultura também é bem preservada, e detalhe aqui são os homens que tecem as roupas e artesanatos, as mulheres se dedicam a outras atividades. Aqui tivemos um delicioso almoço , cujo prato principal foi truta do lago titicaca. Dizem que aqui é uma ilha comunista , onde ninguém é dono de nada e tudo é compartilhado. Realmente tudo é bem bonito ,e confortável e todos vivem bem, mas a hora que ví que cobravam 5 soles , cercade 5 reais , por uma simples garrafinha de água, notei que de comunistas não tinham nada ....rss Mas valeu !!! Conhecí outro lugar bonito e interessante. CONFIRAM O POSTA ANTERIOR : SILUSTANI.