domingo, 13 de janeiro de 2013

Cidade de Puno e lago Umay + Parque arqueológico Silustani

Não via a hora de chegar a Macchu Picchu , porém disse a mim mesmo que deveria ter paciência , afinal de contas o que são alguns dias pra quem já esperou anos ...rss Estar nesse país foi uma oportunidade única sendo assim não deveria desperdiçá-la em hipótese alguma , teria que conhecer o maior número de lugares possíveis e , desfrutar ao máximo de todos os passeios e , foi exatamente isso que fiz. Assim que cheguei na cidade de Puno,confesso aos senhores que fiquei um pouco decepcionado, achei a cidade feia e com poucos atrativos, mas, assim que comecei a fazer um tour, a pé , pela cidade fui rapidamente mudando de opinião , apesar da beleza não ser o forte da cidade ela tem um centro histórico bem bonito com igrejas e construções bem antigas. A medida que fui me aproximando do porto,fiquei mais animado ainda, constatei que a cidade e a região teriam muito a oferecer em termos de passeios interessantes. Fiquei muito impressionado com a vista do lago Titicaca, parece um mar , é imenso , mal dá pra acreditar que está quase a 4000 metros acima do nível do mar. Fiquei um bom tempo apreciando a vista do lago Titicaca porém não havia tempo a perder, fiquei sabendo de um lugar muito interessante , as ruínas de Silustani e o lago Umay, não perdi tempo tratei de logo comprar um passeio para tal lugar. Dei sorte , nesse passeio estava um grupo muito bom , com pessoas de várias nacionalidades a maioria da europa , apesar da barreira ´do idioma todos foram muito legais e acabamos nos entendendo bem ,é interessante assim que ficaram sabendo que eu era brasileiro todos me trataram com mais simpatia ainda. Assim que chegamos , tratamos de tirar as primeiras fotos, trata se de um lugar que tem alguns túmulos ( chulpas ) ,contruções de mais de mil anos , são irregulares e com a base menor que a altura (cone invertido ) onde haviam múmias e também muito ouro. Quase tudo foi saqueado ao longo dos anos, algumas múmias e jóis foram para os museus, porém o mais importante , as interessantes construções e a peninsula e o lago Umay ainda estão lá para serem apreciados por todos. Perto há um feira de artesanato com coisas muito bonitas, principalmente roupas de lã , me arrependi de não ter comprado nada. Além de conhecermos as ruínas e o lago ainda tivemos a oportunidade de conhecer um típico vilarejo , do povo do lugar, acho que são aimarás , preservam fortemente sua antiga cultura, tanto nas vestimentas como também a língua . São bem receptivos , gentis e simpáticos , estão plenamente integrados na indústria do turismo , que é muito forte no Perú. Mediante , um pequeno preço você pode visitar o vilarejo , entrar dentro das casas típicas , tirar fotos com os moradores e também com as lhamas , esses animaizinhos são muito bonitinhos , e estão por toda a parte no altiplano, porém tem que tomar cuidado pois quando estão mal humorados eles te dão uma cuspida ...rss Foi tudo muito legal , aproveitei bem o dia , porém descansar era preciso pois no dia seguinte teria o passeio no lago Titicaca com direito a visitar as ilhas flutuantes de Uros e a ilha Taquiles , bem no meio do lago, cerca de hora e meia de barco navegando pelo lago adentro. CONFIRAM OS POSTS ANTERIORES.

Nenhum comentário: