segunda-feira, 7 de setembro de 2009

07/09/09 - Subidão do M

Faziam já alguns dias que não pedalava, tinha bons planos ciclísticos para esse feriadão, mas, infelizmente o trabalho no final de semana e a chuva atrapalharam. Tinha a intenção de ir de carro até são José do barreiro e dali ir de bike até o alto de uma serra de onde se pode avistar o mar, mais precisamente a baía da ilha grande. Mas ainda não foi dessa vez, e assim sendo só me restou o dia do feriado de 7 de setembro, não estava botando muita fé, achei que ia amanhecer chovendo, mas estava enganado. Como acordei tarde decidi ir até um lugar próximo, não tinha nada em mente, mas, aqui em Resende, toda vez que não temos um lugar para ir, acabamos indo para Vargem Grande, pois é perto e o trajeto é muito bonito. Foi o que fiz, segui sozinho para lá, onde descansaria, comeria alguns pastéis de queijo no bar do Augusto (Obs. já faz um bom tempo que deixei as bananadas de lado) e logo em seguida retornaria. Até Vargem Grande foi tudo bem, sem maiores sobressaltos, no caminho encontrei um ciclista que conheço de vista, ele parou me comprimentou conversou um pouco e logo em seguida disparou rumo ao lajeado, cheguei na Vargem Grande e lá tinham uns 4 ciclistas descansando, mas, acho que eram novatos pois eu não conhecia nenhum deles e além disso nenhum deles estavam usando capacete, só boné, eu os cumprimentei e segui em frente. Minha intenção realmente era ir só até Vargem Grande e dali retornar imediatamente, mas... como bom ciclo-masoquista (digo:cicloturista) que sou, eu, ao avistar a serra do M alí pertinho, tão alta, bonita e convidativa, não resisti, acabei cedendo aos seus encantos e estiquei um pouco mais meu passeio. Mas essa subidão do M não tem nada de encantadora, na verdade é uma subida terrível, pois é muito íngreme e extremamente cansativa e desgastante, mesmo os elites penam para subir ali. Mas como o meu grau de fanatismo pelo mtb é muito elevado, segui em frente e encarei a serra, logo após a Vargem Grande já tem um up-hill bem cascudo que termina numa santa cruz, mas venci essa etapa inicial numa boa, logo a seguir tem um descidão que vai dar numa baixada e depois começa o up-hill. Rapidamente cheguei no subidão do M propiamente dito, no começo até que deu para ir usando a coroa do meio, mas poucos kilômetros depois (digo: "poucos metros depois") não teve jeito, já tive que passar a usar a coroinha e o catracão. Assim foi, aos poucos e devagar e sempre acabei subindo o trecho inicial do M. Estava indo relativamente bem, mas logo o sol começou a ficar muito forte e para acabar de completar surgiu subitamente uma ventania muito forte, detalhe: o vento era contra, é...serra do M acima.... com vento contra... NINGUÉM MERECE !!!!! O vento era muito forte, levantava muita poeira, e acabou aumentando muito o meu esforço, teve até certa hora que pensei seriamente em desistir e voltar do meio do caminho, mas não fiz isso pois felizmente tenho muita força de vontade e gosto de encarar desafios. Fui seguindo em frente, mas, essa subida é cruel, ali nos damos conta de nossas limitações, essa subida é uma verdadeira prova de fogo, ali eu caí na real que o meu preparo físico está deixando a desejar e também que o tempo passou, eu não sou mais um menino, e já estou caminhando a passos largos para a terceira idade (digo:"melhor idade"). A medida que subia o cansaço e exaustão se manifestaram com força total, e algumas dores que há muito tempo eu não sentia, também deram sinais de vida. Me esforcei ao máximo, queria de toda maneira fazer a subida pedalando, mas não teve jeito precisei descer e empurrar a bike, também precisei parar e descansar um pouco. Mas até que fui bem pois empurrei muito pouco, e logo em seguida voltei para a bike e para minha sorte já estava próximo a um trecho mais ou menos plano que tem no M, é um trecho curto, tem até uma descidinha, na realidade é um pequeno alívio e refresco antes do trecho final, que é o mais cascudo do percurso pois é super íngeme. Fiz o trecho plano e logo em seguida encarei o trecho final do subidão bravamente, estava decidido a subir esse trecho só pedalando. Assim foi, me esforcei ao máximo, estava tão cansado que nem apreciei direito o visual da serra e do vale do paraíba que estavam lindíssimos, estava tão cansado que nem conseguia responder aos acenos e incentivo dos motoristas que passavam. Mas foi cruel, e o vento contra não dava trégua, deu muita vontade de parar, dar um giro de 180 graus e fazer o down-hill até Vargem Grande. Mas resisti a tentação de desistir e segui em frente, de repente me deparei com um pequeno santuário na beira da estrada, não deu para ver qual santinho estava na capelinha, pois estava no alto e protegido por grade, mas eu tenho para mim que deveria ser a "Nossa Senhora dos Aflitos", pois em se tratando de ciclistas católicos, com toda a certeza aquela seria a santinha mais indicada para estar no meio desse "subidão medonho." Mas enfim me superei e acabei chegando pedalando no topo da serra, fiquei super feliz, e ao olhar para baixo mal acreditei que tinha conseguido subir tudo aquilo. No topo não resisti e deitei no chão, pois o meu cansaço era extremo, fiquei deitado ali um bom tempo me recuperando, cheguei até a tirar um cochilo, mas me levantei às pressas pois pararam muitos carros de turistas para apreciar o visual e tirar fotos, foi bom porque conversei um pouco com eles, e uma das meninas até tirou uma foto minha. Após isso retornei e imediatamente já desfrutei do down-hill que é o prêmio que a serra do M dá aqueles que superam seus desafios. Foi ótimo, tudo correu bem, e rapidinho cheguei na Vargem Grande e logo depois em Resende. Cheguei em casa super cansado, mas feliz por esse ótimo e desafiador passeio!

Jorge, a primeira foto da postagem ficou simplesmente espetacular! Fiquei babando aqui, que lugar bonito!

Com certeza o sacrifício da pedalada da serra é recompensado.