segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resende x Liberdade x Carvalhos x Aiuruoca x Alagoa x Santo Antônio do Rio Grande (via serra verde) x Bocaina de Minas x Resende

PRIMEIRO DIA: RESENDE RJ X LIBERDADE MG.
Há muito tempo que desejava fazer uma cicloviagem, porém a falta de tempo aliada a insegurança acabavam sempre adiando meus planos, mas dessa vez foi diferente decidi que viajaria de bike... E viajei !!! ...E o que é melhor: Consegui voltar inteiro !!! ...rss...rss...rss...Por sorte encontrei 2 "loucos" ...oppss !!! ...foi mal !!! ...Desculpe!!! Digo: encontrei 2 animados cicloturistas que concordaram em ir comigo, a Alexa e o Jeffinho. Combinamos de fazer uma ciclo-viagem sem lenço e sem documento, ou seja: sem trajetos pré estabelecidos, viajaríamos ao sabor dos acontecimentos, para os lugares que achássemos interessantes e convenientes, pelos caminhos que nos fossem indicados pelos moradores da região. Nossas únicas certezas é que evitaríamos ao máximo as estradas de asfalto, e que subiríamos na PEDREIRA DA CARAPUÇA, em Passa vinte mg, certeza essa que não era tão certa assim, pois assim que chegamos perto da cidade mudamos imediatamente de idéia e resolvemos seguir direto para Liberdade MG. Apesar de muito cansativa e das incertezas, a cicloviagem sem lenço sem documento foi ótima, uma aventura a ser lembrada para o resto da vida. Tentarei, na medida do possível, descrever em poucas linhas e por meio das fotos como foi tudo. Nos reunimo em minha casa e seguimos para vargem grande, o dia estava lindo, um bom sinal. Assim que comecei a pedalar fui ficando mais tranquilo e relaxado, pois nos dias anteriores fiquei bem tenso e ansioso com a expectativa da viagem. Ao longo do caminho encontramos com muitos amigos. Rapidinho chegamos na fumaça e de lá seguimos, via espraiado, até Passa vinte. Chegando próximo a cidade a viagem sem lenço sem documento já começou a fazer jus ao nome, porque decidimos mudar de planos e seguir direto para Liberdade, a subida na pedreira de CARAPUÇA ficou para uma outra ocasião. O subidão até Carlos Euler foi bem cansativo, o sol estava de rachar, mas seguimos com muita determinação para o ALTO E AVANTE. Quando cheguei perto do topo fiquei bem mal, extremamente cansado, cheguei a pensar que minha ciclo-viagem tinha ido por água abaixo... já estava provando um pouco do "SABOR DOS ACONTECIMENTOS", no caso um sabor bem amargo e desagradável...rss...rss...rss... Mas tudo bem!!! Eu logo me recuperei !!! Graças aos energéticos e palavras de apoio e incentivo de meus companheiros JEFFINHO E ALEXA. Finalmente chegamos a CarlosEuler, um lugarejo no meio da serra, lá tivemos um delicioso almoço que renovou nossas energias, que naquela altura já estavam praticamente esgotadas. Depois seguimos em direção a Augusto Pestana que é o ponto mais alto da estrada. Nesse trecho ainda cansamos bastante, pois haviam subidas e mais subidas porém bem lights e curtas, nada que se comparasse ao subidão de CarlosEuler. A serra é belíssima e oferece lindas paisagens, mas é muito deserta, quase sem movimento, porém pedalar por lugares desconhecidos, sem saber o que encontrar depois de cada curva deu um toque a mais de aventura e emoção em nossa ciclo-viagem. Chegamos a Augusto Pestana, um lugar bem pequeno, ainda menor que Carlos Euler, perdido no meio das montanhas mineiras. Ficamos felizes pois de lá até Liberdade seriam praticamente só descidas. Foi ótimo esse trecho, muito gostoso de pedalar e novamente belas paisagens. Saímos no asfalto e pouco tempo depois já avistamos a cidade de Liberdade... bom demais ...finalmente iríamos descansar. Assim que chegamos fomos direto para igreja, visto que Liberdade é uma cidade de romeiros, tem a imagem do BOM JESUS DO LIVRAMENTO, que é considerada milagrosa e atrai romeiros de todo Brasil, segundo a lenda a imagem foi esculpida por São José que trabalhava muito bem com madeira. Entramos na igreja, fizemos nossas orações, agradecemos por termos chegado bem, e é claro pedimos por todos nosso amigos e familiares, e em especial pelos cicloturistas...rss...rss..rss... Ficamos felizes por estar ali, a igreja é linda e transmite muita paz, com certeza um lugar abençoado. Após isso fomos procurar um hotel para passar a noite, aliás hoteis e pousadas lá não faltam, encontramos um ótimo. Nos acomodamos, tomamos banho e logo após saímos para dar um giro pela cidade, comer alguma coisa e também pedir informações sobre a região. COMO O MUNDO É PEQUENO!!! Estávamos numa padaria e aproveitei para pedir informações a um freguês quando de repente um senhor ouviu nossa conversa e se ofereceu para nos ajudar... para minha surpresa era um velho conhecido meu, gente muito boa, o senhor José Wilber .... que por sinal vem a ser sogro do Malafronte...rss...rss...rss...O seu Zé Wilber nos deu boas dicas de estradas de terra com caminhos mais curtos, e assim resolvemos no dia seguinte ir até Airuoca, passando por Carvalhos. Comemos uma pizza junto com o primo do Jeffinho e namorada e depois voltamos para o hotel a fim de dormir e descansar pois o dia seguinte seria cansativo. Por estarmos numa cidade religiosa, e em plena semana santa achei que fôssemos dormir ao som de rezas e ladainhas... mas estava redondamente enganado... a night ali estava bem animada e barulhenta, e a galera bastante agitada... mas gostei a cidade é simpática ....tem um clima diferente ....religião e pecado na medida certa....rss....rss.... Em breve... o relato do segundo dia.... Não percam !!!