terça-feira, 26 de abril de 2011

Segundo dia: Liberdade X Carvalhos X Aiuruoca X Alagoa

Assim que notei que estava amanhecendo fiquei feliz e ao mesmo tempo apreensivo. Sabia que teria um dia duro, de muitos kms de pedal pela frente, pois aceitamos a sugestão do JEFFINHO de pedalar por 3 dias. Também foi aceita minha sugestão de irmos até Alagoa e de lá, no dia seguinte, passar pela estrada da serra verde e sair em santo Antônio do rio grande que fica próxima a Bocaina de minas. Nossas metas eram bastante ambiciosas, pensei comigo mesmo: Será conseguirei pedalar por mais 2 dias inteirinhos ??? Essas preocupações e incertezas ficaram toda hora martelando em minha cabeça, mas não havia alternativa, eu teria que começar a pedalar para saber se conseguiria ou não. Fomos para o refeitório tomar o café da manhã, pelo sim e pelo não, tratei de comer bastante a fim de acumular energias. O café me animou, logo me descontrai e acabei falando algumas bobagens, mas só "bobagens light" porque era sexta-feira da paixão. Um senhor que estava ao nosso lado, e com os ouvidos bem atentos, deu muitas risadas conosco. Finalmente começamos a pedalar, seguimos em direção a estrada de terra que conduz a Carvalhos, e para minha felicidade constatei que estava bem fisicamente, e teria sim condições de chegar até Aiuruoca e depois Alagoa que seria nossa meta para o segundo dia de pedal. Minhas preocupações e ansiedades logo se dissiparam. A estrada para Carvalhos é muito bonita, sem movimento, com paisagens belíssimas, gostamos demais. Esse trecho foi relativamente tranquilo, logo chegamos. A cidadezinha é simpática, ali paramos para descanso e lanche. Após isso seguimos para Aiuruoca, nessa parte o trajeto foi ficando cada vez mais bonito, e também mais íngreme pegamos uns subidões bem cascudos e no trecho final uma serra. Nos cansamos bastante, mas o cansaço era compensado pelo lindo visual, para qualquer direção em que olhássemos haviam paisagens bonitas, destaque para a serra do Moquém, é claro que tiramos muitas fotos. Seguimos em frente e assim que nos aproximamos de Aiuruoca tivemos o privilégio de ver o pico da pedra do papagaio. Que montanha bonita!!! Gostamos demais!!! O visual da cidade no fundo do vale com a montanha ao longe era de tirar o fôlego. Em minha opinião um dos trechos mais bonitos de nossa ciclo-viajem. Descemos rapidamente em direção a bonita e simpática cidadezinha. Aiuruoca é uma preciosidade, bonita, bem preservada e cuidada. Adorei os casarões antigos, pena que estava tão cansado e com fome que acabei me esquecendo de tirar fotos dentro da cidade. Após almoço e breve descanso seguimos em direção a Alagoa, logo no começo já enfrentamos um subidão enorme, e pouco tempo depois outra serra bem cascuda. Essa serra foi terrível, mas felizmente não muito longa e além disso passamos bem pertinho do pico da pedra do papagaio e de umas cachoeiras bonitas, o que ajudou a amenizar um pouco as agruras do percurso. COMO O MUNDO É PEQUENO !!! 2 !!! Quando estávamos começando a subir a serra encontramos nosso amigo Ferrugem (Leandro) que estava passando o feriado em Carvalhos e resolveu fazer um passeio...Oopps!!! ...Foi mal!!! ....Digo: RESOLVEU FAZER UM TREINO PELA REGIÃO. Ficamos surpresos e felizes de ver nosso amigo ali, naquele "fim de mundo"...é claro que tiramos algumas fotos juntos. Nos despedimos do Ferrugem e seguimos para o ALTO E AVANTE. Foi sofrida essa serra, mas acabamos conseguindo chegar no topo. Do topo da serra até Alagoa foi mais fácil muitas descidas e mais para o final, o trecho era relativamente plano, e as paisagens, como sempre, eram demais e ficavam ainda mais bonitas a medida que o sol ia se pondo atrás do cume das montanhas. Pedalamos muito, os kms em Minas parecem que são maiores que os daqui, rendem muito mais...rss...rss...rss.... As placas e os moradores da região avisavam que faltava pouco ....mas nunca chegávamos. Estava quase anoitecendo e nada de chegar em Alagoa, fiquei um pouco preocupado pois meus pés e meu traseiro estavam super doloridos, estavam quase entrando em colapso. Mas eis que de repente avistamos nosso destino, Alagoa, pequenina cidade no sopé da serra verde. Tratamos de tirar rapidamente uma foto com todos juntos, antes que o sol se escondesse, posicionamos nossa máquina em cima da bike, ligamos o temporizador e corremos para sair na foto... mas assim que ia bater um bêbado se interpôs entre nós e a câmera, atrapalhou tudo, fiquei P davida, mas ele era legal se apresentou educadamente. DISSE QUE ERA MARINHEIRO. NOVAMENTE FIQUEI INDIGNADO. MARINHEIRO !!! ONDE JÁ SE VIU !!! EM MINAS NÃO TEM MAR !!! MAS LOGO CAÍ NA REAL E DEI RISADA. NOSSO AMIGO ERA MESMO MARINHEIRO E NAVEGAVA TODO DIA ....NAVEGAVA NUM "MAR DE PINGA"...RSS...RSS...RSS... Após a foto seguimos rapidamente para o centro da cidade em busca de uma pousada, felizmente achamos vaga. Novamente encontramos conhecidos de Resende, eram cavaleiros que vieram do Mauá via travessia da serra negra, um deles, amigo do Jeffinho, disse que bike é bom porque não gasta ferradura ...e nem come ração...Que comparação infeliz!!! ...Não sabia se ria ou chorava....rss...rss...rss... Tomamos banho, descansamos, jantamos e fomos dormir, extremamente cansados, mas felizes, e pensando nas aventuras, perrengues e belos lugares que aguardavam por nós no dia seguinte. NÃO PERCAM O TERCEIRO E ÚLTIMO CAPÍTULO !!! EM BREVE !!!