quarta-feira, 18 de maio de 2011

BIG BIKER - etapa São Luiz do Paraitinga SP

O big biker já faz parte das trilhas de minha vida, sempre que posso, participo. É um evento grandioso, dessa vez tivemos cerca de 1200 participantes. Só na categoria sport, haviam 600 bikers inscritos, foi uma multidão aguardando pela largada, isso sem falar nos bikers da categoria pró que já haviam disparado meia hora antes. Mas apesar do grande número de ciclistas é uma competição muito tranqüila, legal demais, que se destaca pela organização impecável, percursos bem escolhidos abrangendo todo tipo de terreno e caminhos, e sempre em regiões bonitas, muito apoio, bastante pontos de água, uns brindes bem legais e, é claro: medalhas para todos que completam a prova. Na verdade além de ser uma competição é uma festa do mountainbike, onde todos, vindo de todos os lugares, participam: Profissionais e amadores, homens e mulheres, jovens, adultos, terceira idade, e isso sem falar nos participantes da categoria especial que sempre dão um show de garra, determinção e superação. Dessa vez o big biker foi ainda mais especial, pois seria o retorno a São Luiz do Paraitinga, cidade que foi atingida por uma grande enchente ano passado, muitas casas e a igreja matriz foram destruídas, mas aos poucos tudo está sendo reconstruido e a cidade retoma seu ritmo normal. Bom demais ver como eventos de mountain bike trazem gente para os lugares. A cidade estava lotada, muito animada, com certeza todos os bikers ajudaram, com sua presença e participação, na recuperação dessa simpática cidadezinha paulista. O big biker voltou, com força total, a fazer parte do calendário de eventos da cidade.
A Prova . (sob meu ponto de vista)
Finalmente se aproximava a hora da largada, como sempre fiquei um pouco ansioso, ansiedade essa que era perfeitamente compreensível pois seria minha primeira vez em São Luiz do Paraitinga. Iniciou-se a contagem regressiva..., chegou a hora...foi dada a largada. Assim que comecei a pedalar minha ansiedade se dissipou como num passe de mágica. Saí rápido, mas não disparado porque não dava, era uma multidão de ciclistas, se bobeasse acabava colidindo com alguma bike. Logo no início, e ainda dentro do perímetro urbano, já enfrentamos uma subida bem comprida e cansativa, embora pouco íngreme. Entramos na estrada de terra, esse trecho foi legal e com paisagens muito bonitas, mas como ainda estávamos nos kms iniciais a estrada estava bem engarrafada. Segui em frente, e pouco tempo depois já estava pedalando com poucos bikers perto de mim. Foi tudo bem até que cheguei num subidão, ali novamente o trânsito engarrafou, a subida era muito íngreme, freiou o entusiamo da galera, e não houve jeito muitos tiveram que empurrar. Passado o subidão novamente pudemos pedalar. Nesse trecho inicial foi tudo bem, tranquilo, sempre passando por lugares bonitos. Me falaram que essa etapa seria bem tranquila, mas eu acho que não foi nada disso, foi hiper cascudo.. extremamente cansativo... acho que vou no PROCON reclamar da "PROPAGANDA ENGANOSA"...rss...rss...rss... Na verdade não tivemos uma grande serra tipo palmital de Itanhandú, ou como aquela de santo Antônio do Pinhal (OBS. Na categoria pró teve o subidão da grama, ouvi dizer que bikers?pastaram? bastante lá), mas só sei que tivemos subidas do começo ao fim do percurso, todas generosamente distribuídas ao longo da prova, embora também tivéssemos trechos relativamente planos onde até dava para pedalar de coroão. Mas não tem jeito, apesar dos trechos relativamente planos o que fica marcado em nossa memória são os perrengues dos subidões....rss...rss...rss.... Apesar dos pesares andei bem, e aos poucos fui vencendo os 66 kms. Próximo a metade do Trajeto, levei um susto, pois nosso amigo Renato Pereira, caiu e se machucou um pouco, fiquei preocupado e ofereci ajuda, mas ele disse que estava tudo bem e me mandou seguir em frente. Fiquei preocupado átoa, pois pouco tempo depois ele me ultrapassou, passou disparado por mim, e só fui conseguir alcançá-lo novamente lá na cidade de Lagoinha. Mandei ver no pedal, só pequenas paradas aqui e ali para água e fotos. Finalmente cheguei em Lagoinha, onde estaria nosso ponto de apoio, esse trecho era em asfalto. Passamos dentro da cidade e enfrentamos um subidão bem cascudo, felizmente era curto. Mas apesar das inúmeras subidas e das dezenas de kms já pedalados eu estava super bem. Foi legal demais passar pelo ponto de apoio, ví muitos amigos que estavam ajudando e tirando fotos. O Jerônimo fez uma tremenda algazarra, comigo o com o Rafael Guerra, foi um incentivo e tanto, demos muita risada, parecia que 2 campeões estavam disputando...rss...rss...rss....Segui em frente e a partir daí o cansaço já começou a pesar. Não me deixei abater, apesar de bem cansado e derrubado, segui em frente na expectativa de chegar logo no ponto de distribuição do energético GUL, que é excelente e sempre me dá um gáz adicional. Pedalei, pedalei e pedalei, foram vários KMS, e nada de GUL. Até que perguntei para um participante e, ele me falou que dessa vez não teria distribuição de GUL....Huuummm !!! Que decepção !!! Não tomei GUL... ao invés disso "tomei no XXXXX"...rss...rss..rss... Não tem jeito, acho que vou ter mesmo que reclamar no PROCON ..rss...rss...rss... Esqueci do gul e segui em frente, e como passei por uns trechos relativamente planos parece que minhas energias se renovaram e novamente pedalei num bom ritmo e acabei passando pela placa que dizia que faltavam "só 10 kms" A certa altura o pessoal da categoria pro começou a passar por nós, caramba eles andam muito, me senti até um pouco humilhado e diminuído ...rss..rss..rss... De repente cheguei num subidão, alguém próximo a mim comentou que esse seria o último, fiquei super feliz, rindo á toa, o bobão aqui acreditou piamente. É Claro que havia outro subidão e várias outras? subidinhas? ..rss..rss...rss... Só sei que a certa altura cheguei no topo dum subidão e de repente me deparei com um enorme e delicioso downhill, foram muitos kms de descida, lavei a alma. A partir daí passei a acreditar que realmente estava perto da cidade, ainda enfrentei algumas elevações, mas todas curtas. Esses 10 kms finais custaram pra passar, parece que não terminavam nunca. Já bem perto da cidade São Pedro resolveu nos dar as boas vindas, com alguns trovões e um pouco de chuva. Mal acreditei quando ví as primeiras casas, finalmente estava novamente na cidade. Estava exausto, com as pernas doloridas, porém faltavam poucos minutos para tudo terminar e eu finalmente poder descansar. É... mas mesmo nesse trechinho final, dentro da cidade, ainda haviam algumas subidas, inclusive uma ladeira...é brincadeira....Ô big biker suado!!! Sobe aqui, desce lá, vira pra cá e vira pra lá ... até que finalmente avistei a chegada....Ahh !!!Que alívio !!! Recebi minha merecida medalha, e em seguida uma coca-cola geladinha.... Fiquei super feliz, mais uma vez eu e minha bike conseguimos.
OS RESULTADOS
Fiquei em segundo lugar na categoria SPORT CICLOTURISMO. Quanto a galera de Resende RJ, entre os quais me incluo, como sempre foram muito bem, pois completar a prova por si só já é uma grande vitória. Parabéns a todos, e em especial ao PAULINHO (categoria pró), ZÉ MAURO (sport), ALEXA DIEKHAUS (sport) E ALICE, esposa doTorrão, (sport) que subiram no pódium.

4 comentários:

Michel Schanuel Girardi disse...

Parabéns pra vc e toda turma de Resende! Bela prova, as fotos provam isso.

Um forte abraço!

MT XC BIKER disse...

Parabéns pela divulgação da prova

Luiz Valerio disse...

Por mais errado que eu esteja eu abomino bicicleta mas fiquei feliz por vocês terem ido a São Luiz do Paraitinga e por estarem lá, acabam por ajudar a cidade a se reconstruir.

Luiz Valerio disse...

Correção: abomino qualque bicicleta em que eu esteja em cima. Até mais!