segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pedra da Carapuça - Passa Vinte MG

Nas trilhas da vida sempre fizemos muitos amigos, e o William de Volta redonda é um deles. Muito gente boa, um ciclista hiper-animado (animado até demais ..rss..rss..rss...), sempre pronto para o que der e vier. Pois bem, já faz um bom tempo que havíamos combinado de subir, qualquer dia desses, a pedra da carapuça em Passa vinte MG, mas devido a um motivo ou outro, sempre adiávamos o passeio e o tal dia nunca chegava. Porém nesse sábado foi diferente: Combinamos de ir, e fomos mesmo, não apenas nós, mas também os amigos Jeffinho e Alexa. Nos reunimos em Falcão, naquela ponte perto da estrada que vai para a Fumaça, aliás minto...não foi bem ali, como o William chegou um pouco mais cedo que nós ele resolveu entrar de bike na estrada para nos encontrar, só que não andou muito pois seu pneu logo furou, e quando o encontramos ele estava trocando. Após o pneu trocado e os comprimentos de praxe seguimos em direção a Passa vinte. O dia estava muito feio,triste, frio, extremamente nublado, chegamos a pensar que iria chover, mas felizmente isso não aconteceu hora nenhuma, só o frio nos castigou um pouco, mas nada disso diminuiu nossa animação. Foi tudo bem nesses Kms iniciais, e logo avistamos ao longe, embora um pouco encoberta pelas nuvens, a famosa pedra da carapuça. Seguimos em frente, e pouco tempo depois chegamos na estrada que dá acesso a Passa vinte, mas não pensem vocês que foi fácil chegar na simpática cidadezinha, para se chegar lá tem que subir muito, porém a medida que nos aproximávamos da cidade tivemos vistas mais bonitas da pedreira, o que nos animou bastante. Foi bem cansativo mas finalmente chegamos no topo... digo: na cidade. Passa vinte se localiza exatamente no sopé da pedreira da carapuça, e de qualquer local de seu perímetro urbano temos vistas espetaculares do enorme paredão rochoso que tem uma pequena mata no seu topo. Chegar na cidade foi uma coisa, e subir no alto da pedra seria outra coisa completamente diferente, e muitíssimo mais cansativa, por isso não perdemos tempo, e tratamos de comer bastante para renovar as energias, pois nosso corpo e principalmente nossas pernas seriam muito exigidos. O William já havia sido orientado pelo Nikson Salem sobre o caminho a seguir, por isso foi nosso guia. Seguimos para o alto e avante, mas antes, a meu pedido, paramos na praça para tirar um foto em frente a igreja, e apesar de ter tirado muitas...de garantia...rss...rss....rss...ficaram todas uma "M" ....QUE DECEPÇÃO!!!...rss...rss...rss.... Passamos por lugares bonitos, com muitas matas, e tendo a pedra da carapuça sempre ao nosso lado. A princípio pareceu que seria relativamente fácil, pois ela fica junto da cidade, deu a impressão que era "logo ali". Puro engano!!! Chegar no alto dessa montanha deu muito trabalho, demorou bastante e foi super cansativo. Apos alguns Kms de subida entramos na estradinha de acesso ao topo da montanha. Caminho muito bonito, subidas intensas. De repente avistamos um sitiante e perguntamos se ainda estava longe, ele foi curto e grosso e respondeu: IHH !!! É LONGI PÁ RAIO !!! Mas logo a seguir viu que ficamos desanimados e por isso acrescentou: AHH !!! MAS CÊIS TÃO CUM UMAS BICICRETA BOA!!! É... primeiro mordeu...depois assoprou ...rss....rss...rss....Mas o sitiante estava certo, era longe mesmo. Passamos pertinho da GRUTA DO PASSA VINTE, uma das maiores da região, paraíso dos alpinistas, mas só vimos de longe, não deu tempo de visitar. Seguimos em frente. Como subimos!!! Cada paredão de dar medo, após cada curva sempre haviam novos e maiores subidões a serem vencidos. Foram subidas, subidas e mais subidas, não havia jeito em muitos trechos, principalmente nos finais, tivemos que praticar o "EMPURRAIN -BIKE". Porém apesar do cansaço, e do alto grau de dificuldade do trajeto, valeu muito a pena pois as vistas da região eram espetaculares, além disso era um grupo muito legal, todos muito amigos, companheiros e solidários o que tornou tudo ainda melhor. Finalmente chegamos no topo da pedreira, onde tivemos uma linda vista da cidade, e também de toda a região. Lindo demais !!! Gostamos muito!!! Tiramos várias fotos, de garantia...rss...rss...rss... Ficamos lá em cima um bom tempo, apreciando tudo, e também descansando um pouco. A certa altura ouvimos um barulho de trem, e pudemos ver ao longe a abaixo o trem da rede mineira de viação, serpenteando devagar entre as montanhas, e assim, aos poucos, foi galgando as alturas num marcante contraste com a moderna ferrovia do aço, que passa bem ao lado e sobe direto e reto. Iniciamos nosso retorno, foi um downhill e tanto, muito gostoso, porém meio sinistro e perigoso, descemos rápido e bem, porém com cuidados redobrados. Levamos horas para subir.... e minutos para despencar lá de cima,,,,digo : descer ...rss...rss...rss.. Logo já estávamos de volta a cidade, onde tivemos nosso merecido, e extremamente necessário almoço. Depois disso seguimos para Falcão onde nos despedimos de nosso amigo William e seguimos via Fumaça para Resende. Chegamos bem, foi um passeio ótimo, ficou na história. Agradeço aos amigos pela companhia. Obs. meu amigo William também é blogueiro, e fez um ótimo relato e uma excelente foto - reportagem sobre esse passeio (Por sinal bem melhores que o meu) sua sequência de fotos está imperdível e descreve muito bem como foi tudo (principalmente meus perrengues ...rss..rss..rss...). Confiram no :http://offroadbikers.blogspot.com/2011/05/pedra-da-carapuca-passa-vinte.html