segunda-feira, 12 de março de 2012

CACHOEIRA DA FUMAÇA COM OS AMIGOS DA BIKE.

Alice , Dani e Cíntia eram das mais animadas.    Escalaram as pedras e chegaram no point mais bonito, logo abaixo do pontilhão.

Não precisa muito , basta a mountain bike , um caminho pra se percorrer e um bonito lugar para visitar. Está tudo aí ao nosso dispor , só precisamos de um pouco de coragem e disposiçaõ para colocar tudo em prática.        Nesse domingo , em nosso passeio,  tivemos  tudo o que faz perfeito o dia de um mountain biker:      Asfalto , estradinhas de terra , trilhas ,matas, belas paisagens , uma enorme e bonita cachoeira e, é claro , alguns perrengues  pra acrescentar um pouco mais de emoção e adrenalina ....rss...rss...... Nos reunimos na moto Honda , compareceram muitos ciclistas . Dessa vez são Pedro colaborou e tivemos um dia sem chuva. Como sempre nos atrasamos um pouco , só um pouquinho , o que foi bom pois de Resende até a cachoeira da fumaça seriam muitos kms com direito a um pequena serra e muitas  subidas.     Iniciamos nosso passeio ,  foi tudo bem nesse trecho inicial , chegamos relativamente rápido na vargem grande , onde paramos para lanche e descanso . O local estava bem movimentado e barulhento , não só pela presença de ciclistas , mas também devido aos motoqueiros que muita das vezes trilham os mesmos caminhos que nós. Após a breve parada seguimos pela estrada de terra até a fumaça. Novamente correu tudo bem a estrada estava ótima, sem poeira e sem lama , a galera penou um pouco no serrote , porém a mairoria foi bem , só uns poucos tiveram que descer e empurrar. Pouco tempo depois já estávamos passando sob o viaduto da ferrovia do aço , e a seguir chegamos na fumaça, onde tivemos nosso lanche á base de bananas e energéticos. Foi legal nossa parada em fumaça , a pequena praça do lugar ficou lotada de bikes. Descansar e lanchar foi bom, mas seguir em frente era preciso , afinal de contas até a cachoeira haviam ainda alguns kms e subidas a vencer. Andamos bem e logo alcançamos  a subida que dá acesso a cachoeira e, a medida que nos aproximávamos já pudemos ouvir o barulho da enorme queda d'agua. Á cachoeira é bonita e impressionante , embora seja só para ser vista e admirada , sempre com muito cuidado , pois se cair lá já era. As correntezas são fortíssimas. Ficamos um bom tempo admirando e fotografando, mas muitos resolveram subir um pouco mais e conhecer o local logo abaixo do pontilhão da ferrovia do aço. A galera , principalmente as meninas , não se intimidou , tiraram as sapatilhas e foram aos poucos escalando as pedras e galgando as alturas até chegar próximo ao pontilhaõ, mas sempre com extremo cuidado pois as pedras eram íngremes e escorregadias , uma escorregada ali poderia ter sérias  consequências.   As mais animadas eram a Alice Torres, Cíntia Gabriela e Dani que foram das primeiras a chegar no local. Nosso amigo de Volta Redonda, o Christiano também estava animadíssimo inclusive escalou um paredão ao lado da cachoeira, parecia até o homem aranha....rss...rss... Nossa estadia na cachoeira rendeu lindas fotos, confiram para terem um a idéia da beleza do local. Estar ali foi ótimo , muito bom aqueles momentos passados junto a natureza e na companhia dos amigos , porém retornar era preciso, já estava meio tarde e ameçava chover. Iniciamos nosso retorno e já na descida da descida em direçaõ a fumaça 2 de nossos amigos , desceram tão rápido que não conseguiram fazer uma curva e quase foram parar dentro do rio preto, felizmente foi só susto, nada mais sério e , logo já estava pedalando novamente. Na fumaça fizemos uma breve parada para reagrupamente e lanche, pois nessa altura dos acontecimentos nossas energias já estavam esgotadas, alguns almoçaram e nosso amigo Torrão comeu um prato de macarrão. Durante nosso retorno pra Resende correu tudo bem... digo correu quase tudo bem . Já bem próximo a vargem grande , nosso amigo de Volta Redonda, o Christiano Goulart, sofreu um acidente. Pouco antes da ponte de madeira existe uma curva, pois bem o Christiano estava em alta velocidade , e sendo assim não passou no meio da ponte, ao invés disso foi mais pela lateral e o pneu acabou se prendendo naquele espaço entre as tábuas. Não deu outra a bike caiu dentro do rio , e logo em seguida caiu o Christiano que ainda tentou se agarrar na madeira, ficou alguns segundo pendurado tentando se segurar , mas suas mãos não aguentaram e ele caiu direto dentro d'agua, de uma altura de aproximadamente 6 metros, e instantes antes da queda ainda gritou bem alto ; TEM QUE SER FUNDO !!! TEM QUE SER FUNDO !!! É ... mas não era fundo coisa nenhuma , era bem raso, felizmente ele caiu em pé , não haviam pedras grandes , a areia era fofa , e ele não caiu em cima da bike. Levei um susto , fiquei pálido , pois fui testemunha ocular , estava logo atrás dele. Descí rapidamente da bike e fui vê-lo do alto da ponte, fiquei preocupado dele ter desmaiado dentro d'agua. Que alívio !!! Assim que o avistei , ele estava de pé , falando , e aparentemente não havia quebrado nada. Fiquei feliz ao ver que estava bem, tão bem que até pediu pra tirar uma foto ....rss...rss.... Daí descemos o barranco que dá acesso ao rio e fomos resgatá - lo . Graças a Deus , seu anjo da guarda não descansa nem domingo, e nosso amigo saiu de dentro do rio relativamente bem , só com muitos arranhões e com a bike empenada. Passado o susto e os primeiros socorros, fomos para vargem grande, onde descansamo um pouco e até rimos da situação , apesar de tudo , foi um acidente diferente. Todos costumam comprar terrenos, o Christiano não , esse resolveu comprar um ponte e um rio....rss...rss... Após isso seguimos para Resende, e não precisam se preocupar .... O Christiano voltou pedalando com a gente.

No mirante temos uma vista muito bonita da cachoeira.
           A pequena praça ficou lotada de bikes.
          A igreja .
    Viaduto da ferrovia do aço.
  Subir o serrote foi bem cansativo, alguns tiveram que empurrar.
   Descanso e lanche na vargem grande, mais precisamente no bar do Augusto.
   Pausa pra reagrupamento.
   No trevo do Cabral.
   Nosso amigo Christiano , apesar do susto que passou , ainda fez questão de tirar uma foto logo após sua queda do alto dessa ponte.    Felizmente caiu de pé , não haviam pedras  e a areia era fôfa.
     Felizmentre o anjo da guarda do Christiano não descansa nem nos domingos, apesar da queda de cerca de 6 metros de altura ele só sofreu arranhões, e ainda voltou pedalando pra Resende.