sexta-feira, 6 de abril de 2012

MINHAS SOLITÁRIAS PEDALADAS : VOLTA DOS 100 KMS , RESENDE X VARGEM GRANDE X SERRA DO M X BAGAGEM X RIO PRETO X CAMPO ALEGRE X MAUÁ X CAPELINHA X RESENDE.


     Pedra selada , os militares da AMAN a chamam de galinha choca.
    A volta dos 100 kms é um pedal clássico aqui da região ( Resende rj ), é interessante porque envolve bastante preparo físico pois seja qual for o sentido que escolhermos temos que enfrentar serras, a do M , que é mais curta porém bem íngreme ou o subidaõ da serra do Mauá que é mais longe e bem mais suave.      Apesar de  cansativo, e relativamente demorado , esse pedal vale muito a pena porque passa por regiões muito bonitas e tem longo trecho em estradas de terra .      Na verdade já fazia um bom tempo que estava a fim de fazer esse pedal, mas por um motivo ou outro , eu acabava sempre adiando, porém hoje foi diferente , tudo estava conspirando a favor , feriadão , dia bonito e isso sem falar que eu estava bem animado e com muita disposiçaõ.        Comecei a pedalar e segui rumo a Vargem grande, confesso aos senhores que a princípio fiquei um pouco receoso pois faz tempo que não pedalo grandes distâncias e em lugares meio desertos sozinho.    De tanto pedalar com os amigos acabei desacostumando e estranhando ir para longe sem companhia.     Porém mesmo estando só pedalar era preciso .     Logo nos primeiros kms  minhas preocupações e receios se dissiparam completamente  e fui numa boa e apreciando tudo .      Rapidinho cheguei na Vargem Grande e nem quis parar porque estava a fim de subir , o mais rápido possível , a serra do M.     Desnecessário dizer que o subidão do M foi bem cansativo, mas dei conta do recado e logo já estava no topo apreciando o belo visual da região que temos lá de cima.      Chegando na Bagagem tudo se tornou mais fácil pois o caminho até Mauá acompanha  mais ou menos o rio preto, ou seja só pequenas  e breves subidas.       Esse trecho da Bagagem até Mauá , que tem cerca de 20 kms ,  é uma delícia de se pedalar , eu gosto muito , principalmente  do trecho que passa próximo a pedra selada que é uma montanha muito bonita.    Como não poderia deixar de ser tirei algumas fotos.     Foi tudo bem , e depois de certo tempo já estava chegando no Mauá , onde parei para almoço e descanso.     Quando cheguei em Mauá fiquei feliz , mas ao mesmo tempo desanimado , pois teria que enfrentar um subidão de 3, 5  kms  até chegar nas torres onde é o topo da serra.     Pelo sim e pelo não tratei de comer bastante no almoço visto que minhas energias estavam praticamente esgotadas.      Foi dureza terminar de almoçar e logo a seguir começar a pedalar , porém para minha agradável surpresa eu subi muito bem e relativamente rápido  até as torres.     Chegando lá tudo foi alegria, até capelinha seria apenas um descidão de 11 kms , e o trecho restante até Resende seria fácil e rápido.   Correu tudo como eu esperava e logo já estava de volta a cidade.    Enfim foi um ótimo pedal, e para áqueles que ainda não conhecem recomendo que façam, vale a pena.
    Esse enorme rochedo é muito bonito porém me esqueci de seu nome.
    Dependendo do ponto de vista  a pedra selada se apresenta diferente.
    Esse é o famos subidão do M, é bem íngreme , difícil de subir , mas uma delícia de se descer.


     O trecho entre a ponte do Souza e Mauá é relativamente deserto, a estrada tem pouco movimento.

     Topo da serra do Mauá , mirante das torres.    Na foto abaixo mirante da paz, ao longe a abaixo a cidade de Resende RJ.

Um comentário:

Michel Schanuel Girardi disse...

Parabéns Jorge, grande pedal! As fotos também ficaram ótimas.

Um abraço