quarta-feira, 18 de julho de 2012

UM DIA EMCIMA DAS NUVENS ( PRATELEIRAS NA PARTE ALTA DO PNI )

Que privilégio  poder passar um dia nesse lugar tão bonito

O cume das montanhas parecem ilhas em meio a um mar de nuvens.
          Quanto mais  vou nas prateleiras , mais eu gosto e, tenho motivos de sobra para isso.    Cada vez que vamos lá,  o lugar se apresenta de maneira diferente.    Dessa vez fomos presenteados com um visual muito lindo , diferente , especial , de tirar o fôlego.     Simplesmente tivemos o privilégio de passar um dia acima das nuvens, e a todo momento pudemos avistar um mar de nuvens brancas, em meio as quais , ao longe apareciam os picos da serra fina que se assemelhavam a ilhas em meio ao mar.    O visual era o mesmo que temos dos aviões voando acima das nuvens , só que no nosso caso continuávamos com os pés no chão.          Estar no cume das prateleiras , num dia bonito, e ao lado de uma galera muito legal e animada foi bom demais, mas não pensem vocês que foi fácil chegar lá , na realidade foi bem  cansativo e também um pouco perigoso, haviam certos trechos que davam um frio na espinha  quando olhávamos para baixo, porém , além das excelentes companhias , também tivemos a sorte de ter 2 excelentes guias , o Jerõnimo e a Márcia que transmitiram muita confiança para o grupo e , isso sem falar que são muito divertidos.      Saímos muito cedo de Resende , ás 6 da manhã , estava fazendo um frio terrível , também estava bem nublado, e chegou a chuviscar um pouco, chegamos até a pensar que o mal tempo poderia comprometer nosso passeio , porém  nada disso aconteceu, a parte alta do parque nacional do Itatiaia é especial , lá até o clima é diferente e  aconteceu que a medida que subimos a serra em direção ao registro fomos, aos poucos, ultrapassando a barreira das nuvens e, acima delas o dia estava muito bonito , ensolarado, enquanto que lá embaixo na cidade  o tempo permaneceu nublado o dia inteiro.       Fizemos uma breve parada no registro para um café .    Havíamos reclamado do frio lá na cidade , mas na verdade lá estava bem light se comparado com a parte alta.    A medida que nos aproximávamos  da portaria do parque o frio foi se tornando cada vez mais forte , um frio de doer , mas por outro lado tivemos a oportunidade de ver , em alguns lugares geada , lagos e poças congeladas e , também algumas pequenas formações de gelo bem bonitas e interessantes.      Na realidade fazia zero grau na hora que chegamos , e alguns montanhistas que passaram a noite no abrigo Rebouças nos falaram que durante a madrugada chegou a fazer 5 graus abaixo de zero.       Subimos pela via sul   que é considerada a mais fácil .    Apesar das agruras do percurso a maioria de nós conseguimos galgar as alturas e chegar no cume das prateleiras.     Foi cansativo, mas a cada momento fomos presenteados com vistas muito bonitas , cada uma mais linda que a outra.       Dessa vez o visual superou nossas expectativas , o mar de nuvens estava bonito demais.        No cume , bem longe de tudo e bem pertinho do céu, tiramos as tradicionais fotos ,  assinamos o livro de visitas. e ficamos um bom tempo apreciando tudo , desfrutando daquela paz , e ouvindo o som do silêncio.

Chegar no cume das prateleiras dá trabalho, mas vale muito a pena
                                          o visual é muito bonito.

Uma galera muito legal e animada, que fez com que nosso passeio se tornasse ainda melhor.

Na cadeirinha pude ter um breve descanso.
                                          Essa enorme formação rochosa lembra vagamente a famosa estátua , o pensador de Rodin.
                                          Nesse momento as nuvens começavam a ultrapassar o cume das montanhas.
                                         Muito frio !!!   Gelo por toda parte.

Esse pequeno lago estava inteiramente congelado.
                                          Achei esses cristais de gelo bem bonitos e interessante, mereciam uma foto.

Jeffinho !!!    Eu tô cansado !!!   ...rss...rss...
                                          Tem que subir muuuuuuuuuuuuuuuuito
                                          Nossos guias :  Jerônimo e Márcia.
                                          Zero grau.

Em certos lugares havia geada.

Esse lugar é simplesmente magnífico. Esse tapete de nuvens é maravilhoso, dá uma sensação incrível. As fotos estão lindas Jorge, parabéns!!