segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Viajem ao Chile , parte 1 : PUERTO NATALES E PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE.

     O Chile é um país que sempre quis conhecer , um lugar especial não apenas pela incrível diversidade de paisagens naturais , mas também pelo seu povo que são pessoas muito legais, educadas , simpáticas e prestativas, na verdade me senti muito bem lá, foram 12 dias ótimos.é
O ideal seria que pudesse conhecer o país inteiro , de norte a sul , mas como sempre as verbas e o tempo limitado nos fazem cair na real e assim temos que fazer aquilo que é possível.     Optei por fazer uma viagem mais ou menos sem lenço e sem documento, indo primeiro pra Patagônia , mais precisamente pra cidade de Puerto Natales , e lá conhecer em primeiro lugar o famoso parque Torres del Paine, que é considerado um dos mais bonitos do mundo.       Graças a Deus deu tudo certo e após horas de viagens e duas conexões aéreas acabei chegando na Patagônia , mais precisamente na cidade de Punta Arenas, dali seguiria de ônibus até Puerto Natales.   Á medida que o avião descia fui ficando preocupado, pois o cenário em termos de clima era terrível , um céu extremamente cinzento, feio , e pensei comigo mesmo que o mal tempo iria estragar minha viagem,  Assim que sai fiquei ainda mais preocupado e assustado pois além do céu cinzento havia um vento de mais de 200 kms por hora e um frio indescritível , uma chilena que estava perto falou pra eu não me preocupar pois o tempo lá era assim mesmo, e ao longo do dia costuma haver de tudo desde chuva , vento e frio até sol , o que de fato aconteceu, e isso sem falar que o dia dura até quase 11 horas da noite.     Mais algumas horas de ônibus e cheguei já de madrugada na cidadezinha de Puerto Natales, base para se conhecer o parque Torres del Paine.     Aqui uma boa surpresa , era de madrugada, mas mesmo assim eu e outros viajantes pudemos caminhar tranquilos até as pousadas , pois diferente do Brasil não há perigo algum em se caminhar à noite nas ruas, isso sem falar que as poucas pessoas que encontramos pelo caminho foram super prestativas, em nos auxiliar .   Morto de cansado desabei na cama, apaguei literalmente . Apesar do cansaço da viagem acordei relativamente cedo e ao sair da pousada fiquei de queixo caído, havia uma avenida a beira mar com uma vista espetacular , pra todo lado que se olhava haviam montanhas com os cumes recobertos de neve, e bem ao longe uma geleira.    Fiz uma caminhada com muito vento e frio , mas com  vistas lindas , foi um privilégio caminhar nesse lugar.


DENTRO DA IGREJA TEM UM LINDO PAINEL ONDE SE DESTACAM DOM BOSCO E AS TORRES AO FUNDO.
ASSIM QUE ACORDEI, LOGO APÓS O CAFÉ DA MANHÃ, TRATEI DE CONHECER A CIDADE E ME SURPREENDI COM A BELEZA DA REGIÃO.







    MESMO DENTRO DA CIDADE PODEMOS APRECIAR VISTAS MUITO BONITAS.
  1. Não havia tempo a perder , já havia conhecido Puerto Natales e seus magníficos arredores, além disso há havia descansado um pouco.    Sendo assim era hora de conhecer o famoso parque nacional Torres del Paine, o objetivo principal de minha viagem ao Chile.    E assim foi , um dia inteiro dedicado a conhecer esse lugar fantástico onde a natureza caprichou, agora havia um problema , o clima que na Patagônia e totalmente imprevisível, e pode ocorrer de acontecer todas as condições climáticas possíveis num único dia, no decorrer de poucas horas, o que de fato aconteceu.   Atrapalhou um pouco em certos lugares, mas na maioria deles deu tudo certo e pude contemplar  a beleza dos locais.  Não vou falar muito, vou me limitar a postar as fotos e dar o nome dos locais, e ressaltando que as fotos não conseguem de maneira nenhuma retratar a grandiosidade e beleza desse parque , serve apenas para dar uma noção.
     A caminho do Torres de Paine visitamos uma enorme caverna, tão grande que poderia até se construir uma pequena cidade lá dentro.  Chama se cova do milodon, sendo que milodon é uma preguiça gigante que existia há milhões de anos nessa região , e foi encontrado um esqueleto dela dentro dessa caverna.
     A entrada da caverna é enorme .

    O parque fica bem longe da cidade , cerca de 150 kms de distância , sendo que o principal atrativo são as torres , mas existem inúmeras outras atrações , lugares muito bonitos , que tive a sorte de conhecer , em alguns não deu pra apreciar tão bem porque na Patagônia quem manda é o tempo, que costuma ser bem instável .    A primeira parada foi no salto Nordenskolg  , lugar  muito bonito
    ESSE SALTO TEM ÁGUAS MUITO AZUIS.

    BEM PRÓXIMO AO SALTO HAVIAM MONTANHAS MUITO BONITAS , MAS NESSE MOMENTO ESTAVAM ENCOBERTAS E LOGO COMEÇOU A CHOVER.
    O VENTO E O FRIO DA PATAGÔNIA SÃO  UM SHOW À PARTE,  ESSES VENTOS DEVEM ATINGIR UNS 200 KMS POR HORA.
    Seguimos em frente e acabamos chegando no lago Pehoé, que é bonito por si só , mas com as montanhas nevadas ao fundo o cenário se torna ainda mais bonito, só que o tempo continuava, fechado , com muito vento e um pouco de chuva, mas nada disso me aborreceu afinal de contas  o tempo imprevisível , no qual todas as estações apareceram ao longo do dia , também foi uma atração e tanto.       Nossa próxima parada foi o lago Grey, aqui o frio e vento se tornaram ainda mais intensos, não foi nada fácil ficar ao ar livre pra contemplar as montanhas e tirar as fotos de praxe, por sorte no hotel havia um chocolate quente bem gostoso, que esquentou o corpo e me deu novo ânimo.
  2. O lago Grey não se resumia apenas nessas lindas vistas, depois de um certo tempo pegamos uma trilha não muito grande, cerca de 1, 5 kms , mais ou menos , e fomos parar numa praia muito grande, de areia bem grossa , e é claro :águas muito frias , sempre com as bonitas e imponentes montanhas nevadas ao fundo.   Combinação muito interessante : praia, frio , vento e montanha.




    Por mais bonito que fosse tudo , muito mais ainda estava por vir , é bem verdade que tudo era bem longe ,mas a estrada era ótima , as pessoas do meu grupo de passeio super agradáveis,  Além do mais tempo não era problema pois na patagônia só anoitece , no período de verão , quase 11 horas da noite , portanto não havia necessidade de ter pressa.
    Porém o ponto alto desse passeio , a cereja do bolo , ou seja a visão das torres del paine ainda estava por vir, mas felizmente não faltava muito, e pra tornar tudo ainda melhor o tempo estava melhorando muito, o sol resolveu brilhar forte e de repente o vento forte sumiu e a temperatura aumentou.  E logo outra montanha apareceu, mas ainda não erra a torre.

    E DE REPENTE SEM EU ESPERAR SURGE NO HORIZONTE A LAGUNA AMARGA E  A FAMOSA TORRES DEL PAINE.   FIQUEI UM BOM TEMPO ADMIRANDO A PAISAGEM E AGRADECENDO A DEUS PELO PRESENTE, O TEMPO ESTAVA LINDO, COM SOL A PINO  O QUE TORNOU A VISTA DA FAMOSA MONTANHA AINDA MAIS ESPETACULAR.   UM DIA MUITO BEM APROVEITADO, COM CERTEZA ENQUANTO EU VIDA TIVER VOU ME LEMBRAR  DESSE DIA.

Nenhum comentário: