domingo, 26 de julho de 2009

26/07/09 - Cppa agulhas negras de mountain bike - Mauá - Categoria cicloturista.‏

Depois do péssimo resultado que obtive no campeonato brasileiro de XCO (último lugar geral) decidi que só voltaria aparticipar de competições que tivessem a categoria " cicloturistas " e também na modalidade certa que no meu caso é o mtb XCML (cross country marathon light), agora estou mais bem informado. E não é meus amigos que dei sorte, pois á copa agulhas negras de mtb teria a categoria cicloturista, com percurso menor de cerca de 48 kms que seria de mauá até a ponte do Souza, na mesma hora decidi que iria participar, pois gosto muito das montanhas e aquele trajeto é muito bonito embora não tão light. Nos dias anteriores, choveu bastante e fez frio mas nada disso me desanimou ao contrário me deixou ainda mais animado pois eu adoro andar de bike na lama. No dia marcado, são Pedro colaborou e não choveu e até o frio estava fraco. Coloquei a bike no carro e segui para mauá, fui devagar e apreciando a paisagem e quando comecei a subir a serra, me deu um pouco de saudade de subir a serra de bike, e a cada curva e subida eu relembrava meu último passeio serra acima com os amigos da bike. Fazia já um bom tempo que não ia a mauá de carro e confesso a vocês que fiquei espantado se saber que eu já consegui subir aquela serra de bike. Dei uma breve parada no mirante da torre, para admirar a vista, era muito bonita e o dia seria perfeito para pedalar, sem sol o sol escaldante sobre nossas cabeças, com um pouquinho de lama na medida certa sob os nossos pés (digo sob nossas rodas) e o melhor de tudo: com a temperatura amena. Cheguei no mauá, comprimentei os conhecidos, e me preparei para a prova. Foi tudo bem, apesar da chuva dos dias anteriores, muitos bikers compareceram e o mauá ficou bem animado. Foi dada a largada, os cicloturistas largaram um pouco depois dos prós. No começo foi tudo bem, ví uns 2 conhecidos e procurei na medida do possível, tentar acompanhá-los para ter um bom desempenho, a estratégia deu certo, um dos conhecido era o Tiago, ele estava sentindo o joelho mas mesmo assim pedalou muito, Fuimuito bem e inclusive ultrapassei e deixei bem para trás alguns prós que estavam indo(digo tentando ir) até bocaina de minas, também ultrapassei algumas prósfemininas e até uns da categoria juvenil. O trajeto até a ponte dosouza tem muitas subidas e descidas e é bem cansativo e como a terra estava molhada nos cansamos ainda mais, mas valeu a pena, a paisagem era muito bonita, passamos próximo a pedra selada e o rio preto estava sempre alí bem pertinho nos acompanhando, até pensei em parar, e tirar algumas fotos, mas desisti de fazer isso, pois, poderia comprometer a minha "performance". Enfim mandei ver e logo cheguei no ponte do souza o ponto final de onde retornariámos pelo mesmo trajeto que fomos, lá também era ponto de água, matei minha sede e retornei imediatamente. No retorno já senti um pouco, mas não muito, o que realmente me incomodou foi uma terrível dor nas costas, ela me acompanhou durante todo o trajeto de volta, mas logo notei que quando eu pedalava em pé ela aliviava bastante, e assim a cada subida que aparecia eu pedalava em pé e assim deu tudo" mais ou menos certo". Já no trecho final perto do campo alegre ocansaço bateu forte, mas eu não me deixei abater, tive bastante força de vontade e procurei me superar. Deu tudo certo e o único sofrimente que tive foi num subidão, já próximo a mauá, essa subida apesar de curta foi cruel, e para acabar de completar a dor nas costasvoltou com força total, estava exausto, até pensei em descer e empurrara bike na subida, mas, na hora em que eu ia fazer isso ví que estavam filmando e fotografando os bikers que subiam, assim sendo na mesma hora desisti de empurrar, continuei pedalando morro acima, pois afinal de contas eu queria sair bem na " fita", e além do mais eu tenho um nome a "zelar". Mas enfim venci o subidão e já estava bem próximo a mauá, o cansaço e exaustão já me dominavam mas eu tive força de vontade e continuei num bom ritmo, foi tudo bem. só a certa hora é que eu dei de cara com uma "engraçadinha" que vendo minha cara de cansaço e sofrimento, para debochar de mim, pediu me para leva-lá na"garupa" e olha que ela era bem "gordinha"eu estava tão cansado e com o raciocínio já embaralhado que fiquei até meio puto com a brincadeira simpática e inocente, na hora me deu vontadede até manda-lá para "aquele lugar", mas felizmente logo caí em sí, mantive o "fair play" e respondi "gentilmente" para ela que eu não poderia leva-lá visto que eu não estava aguentando nem "comigo mesmo " ela gostou da resposta e todos deram risadas. Após esse episódio segui em frente e logo já estava em mauá. Ahhh que alívio a hora em que eu cheguei na reta final, mal acreditei que tinha terminado e finalmente ia poder parar e descansar. Mas apesar do cansaço foi ótimo, ultrapassei a reta final , recebi os cumprimentos e logo depois recebia a minha medalha de finisher. Após isso descansei um pouco, tirei as fotos finais, me despedi dos amigos e voltei para casa super cansado mas feliz. É isso aí amigos: Muito legal ver que a fecierj, está incentivando a categoria cicloturista, eles estão no caminho certo pois todos nós gostamos de ver as corridas e o desempenho dos atletas mas a verdade é que nem todos são atletas e corredores e a grande maioria dos mountain-bikers pedala só por diversão e lazer. Ahhh......Já ia me esquecendo de dizer : Eu acho, não tenho certeza, pois tinha compromisso e não pude esperar pelos resultados oficiais...... mas penso que dessa vez obtive uma boa classificação.......depois vão no: www.fecierj.org.br e confiram, tchau abçs para todos.

Um comentário:

Michel Schanuel Girardi disse...

Belo evento, grande festa!

Abraço!