sábado, 1 de agosto de 2009

01/08/09 - Passeio do Jeffinho para a boca do Leão

O Jefferson Grijó, que é mais conhecido como Jeffinho, e que é mais conhecido ainda por gostar de usar roupas brancas nas trilhas me convidou para um passeio, nesse sábado, até a boca do leão. Aceitei o convite na hora pois eu raramente ando por aqueles lados, na verdade conheço bem pouco aquela área, e se eu andar sozinho por lá é capaz de eu me perder. Na noite anterior choveu um pouco, mas o sábado amanheceu sem chuva, nublado e com a temperatura amena, ou seja perfeito para pedalar e no meu caso, seria mais perfeito ainda, pois com certeza encontraríamos alguma lama pelo meio do caminho. Nos reunimos na shape way, eu , Jeffinho e Fernando, calibramos os pneus e seguimos em frente, em direção ao surubi e bulhões e logo adentramos o caminho da boca do leão, foi tudo bem e logo já enfrentamos algumas subidas, nos deparamos com uma bifurcação na estrada, fizemos uma breve parada e aguardamos pelas instruções do nosso anfitrião e guia, o Jeffinho. Eu e Fernando estávamos super tranquilos, pois o passeio seria light e além disso o Jeffinho é grande conhecedor daquela região, segundo ele, conhecia aquela região como a palma da sua mão. Enfim, lá na bifurcação o Jeffinho, resolveu entrar à direita no que foi acompanhado por min e Fernando, no começo foi tudo bem, a estrada era larga, mas logo foi se estreitando e ficando cheia de buracos e logo em seguida se transformou numa trilha estreita e ladeada de mato, onde tínhamos de pedalar com muito cuidado e abaixado para não enroscar a cabeça nos galhos, era tanto mato que dava até medo, de repente poderíamos até nos deparar com alguma onça ou outros bichos selvagens. Mas seguimos em frente e logo em seguida nos deparamos com um lamaçal que mais parecia um brejo, para poder passar tivemos que ir para o lado e pedalar em cima do capim, a trilha estava ficando cada vez mais cascuda e lamacenta, mas eu e Fernando continuamos seguindo em frente e confiando plenamente em nosso guia, sabendo que ele, de uma maneira ou outra, acabaria nos levando até a boca do leão. E assim foi: enfrentamos muita lama, pedalamos praticamente dentro do mato, subimos em single tracks super íngremes e também pedalamos numas descidas sinistras, ou seja, vamos falar o português claro: o Jeffinho nos meteu em uma verdadeira selva, eu e Fernando já estávamos vendo a hora em que íamos nos deparar com o Tarzan, a jane e a chita, e cá para nós meus amigos: Sorte nossa que nas matas do Brasil não tem leão, só tem onças, pois se tivesse, era bem capaz da gente ir mesmo (literalmente falando) para a boca do leão. Mas não nos deixamos abater e seguimos em frente e de repente avistamos um curral repleto de vacas que aguardavam pela ordenha, os peões a até as vacas que lá estavam nos olharam um pouco espantados mas nos receberam bem, o nosso guia Jeffinho aproveitou para se informar sobre o caminho certo, o retireiro nos mostrou uma outra trilha que nos levaria a estrada principal, só que para chegar nessa outra trilha tivemosque passar pelo curral, no meio das vacas, e dessa vez não atolamos na lama e sim no estrume, entramos na trilha indicada que era bonita e tinha umas subidas bem cascudas e felizmente logo saímos na estrada principal onde suspiramos aliviados. Esse pequeno engano no percurso, com certeza foi o melhor do passeio, pois apesar de cansativo foi super divertido e além do mais ficamos conhecendo lugares diferentes que de outra maneira passariam despercebidos, enfim são os imprevistos que dão as melhores histórias. Após esse pequeno incidente seguimos em nosso passeio, foi tudo tranquilo, ou seja o de sempre: subidões, descidões, lindas paisagens e de quebra algumas cãimbras em nosso amigo Fernando que foram logo superadas. Foi tudo bem e logo chegamos na cidade mais precisamente no ipiranga onde ainda tivemos a felicidade de ver de relance o nosso amigo Torres que passou por nós buzinando e acenando alegremente, confortavelmente instalado na poltrona macia de seu carro. Nos despedimos e cada um seguiu para seu destino. Chegamos em casa super cansados, mas felizes. Valeu Jeffinho!!!! Foi ótimo!!! Mas em todo caso, quando você me chamar para algum outro passeio, vou tratar de levar: mapa, bússola, gps, espingarda e canivete.