segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Passeio noturno com os Amigos da Bike

Bons meninos vão para o céu... mountain-bikers vão a qualquer lugar, detalhe: A qualquer hora do dia.. ou da noite. Nessa noite de sábado, à convite dos amigos da bike, fomos até falcão e fumaça via bulhões. Quando se fala em dar um giro pela night, logo pensamos em diversão, música e dança, de preferência em boa companhia, mas nosso "giro pela night" "foi um pouco diferente, mas com certeza também foi muito legal e divertido. Pedalar à noite tem lá seus encantos, evitamos o sol e o calor, e também sofremos menos, principalmente nos subidões medonhos, porque não conseguimos ver o que tem mais a frente. A noite não temos as belas vistas das paisagens dos locais por onde passamos, que com certeza é um dos atrativos do mtb, mas por outro lado a natureza se apresenta de uma maneira diferente, banhada pela luz suave da lua e estrelas. A noite por si só já é bonita, e quando se combina com o canto dos grilos, sapos e corujas, se torna ainda mais bela, criando um clima de encantamento e mistério, que se torna o cenário perfeito para um passeio de bike. Enfim nosso passeio noturno foi ótimo, quem não foi, perdeu. Para aqueles que não foram por medo de escuridão, assombração, de chegar em casa de madrugada, por preguiça, ou talvez por terem programas bem mais interessantes para uma noite de sábado, aí vai, embora não mereçam, um pequeno relato de nosso passeio: Nos reunimos as 20 horas na moto veredas, compareceram muitos bikers de Resende e da região, e inclusive tivemos 2 bikers (Nikson e Wagner) que vieram pedalando de Barra Mansa e nos acompanharam até falcão, de onde seguiram rumo a Passa Vinte MG, também tinha muita gente nova, uma galera muito legal e animada o que fez com que o nosso passeio se tornasse ainda melhor, para muitos deles seria a primeira vez em um passeio noturno o que aumentou ainda mais a ansiedade pelo início do passeio. Como sempre acontece nos atrasamos um pouco, ou melhor dizendo dessa vez nos atrasamos muito, tudo devido a prefeitura de Resende, que não enviou o caminhão de apoio e deixou a galera na mão, mas felizmente esse problema foi logo resolvido, pois o pessoal do cicle 2 irmãos nos cedeu uma fiorino, que nos acompanhou como carro de apoio. Finalmente iniciamos nosso passeio seguindo em direção ao surubi e dali para bulhões, a medida que entravámos na zona rural a escuridão se fez sentir e mesmo com as lanternas nas bikes e capacetes precisamos ter cuidados redobrados com buracos e pedras soltas, pois a estrada era de terra, foi tudo bem só que tinha muita poeira e também fazia muito calor, assim que entramos em bulhões alguns transeuntes acenaram e fizeram muita festa no que foram respondidos pelos bikers e foi aquela algazarra. Logo chegamos na dutra mais precisamente na ponte de arco, dali entramos novamente na zona urbana, passamos por Floriano, onde nos reagrupamos, e esperamos pelo Fontana e Nikson que estavam no carro de apoio, pois o pneu da bike do Nikson furou e para não atrasar o passeio colocaram a bike no carro até chegar em um ponto melhor para arrumar o pneu, mas esperamos por eles em vão pois simplesmente desapareceram na escuridão da noite, nem por rádio conseguia localiza-los, então dali atravessamos a ponte sobre o Rio Paraíba e logo chegamos em Quatis onde paramos um pouco num posto, e ali esperamos que o Nikson trocasse o pneu furado, enquanto esperávamos alguns bikers resolveram brincar de carrosel e ficaram dando voltas e mais voltas ao redor do posto, sendo que os mais animados eram a Alexa e o Fabinho, Quatis estava bem movimentado com muita gente se preparando para ir ao apaloosa, a nossa passagem causou estranheza em muita gente, que certamente não estavam acostumados a ver gente passeando de bike de madrugada, ainda mais com aquelas roupas de lycra, lanternas nos capacetes e luzinhas vermelhas na traseira piscando, mas nossa passagem com certeza ajudou a animar um pouco mais a noite do lugar. Um dos bikers mais animados era o nosso amigo Xuxa, que veio zoando a todos, inclusive os transeuntes, estava super animado e com certeza divertiu muito a gente, sua animação era contagiante e ele não ficou um segundo sequer sem zoar, só que ao sairmos de Quatis começou uma série de subidas cascudas e intermináveis e a partir daí praticamente não ouvimos mais a voz do Xuxa, o silêncio era tanto que podíamos até ouvir nitidamente o canto dos grilos, sapos e corujas, nós estranhamos muito, chegamos até pensar que ele tinha parado ou caído, mas não, nós estávamos equivocados, ele própio nos explicou que nos subidões o cansaço bateu forte, e seu fôlego havia diminuido bastante, e assim sendo ele precisou optar entre falar ou pedalar, obviamente ele optou por pedalar. Foi super bem mas a todo momento dizia que em Falcão assumiria a direção do carro de apoio e assim voltaria de carro para Resende, mas o Fábio pediu primeiro, além disso o carro era pequeno e já tinha alguns passageiros e carga, e isso acabou de vez com suas pretensões, a ele só restou se comformar e pedalar. As subidas até Falcão eram cascudas, mas como estava escuro a galera não sofreu tanto, pois o que os olhos não vêem as pernas não sentem, além do mais os bikers estavam bem preparados, começou uma chuva muito fraquinha que refrescou e deu um ânimo adicional a galera. Logo chegamos no tunel 13 e dali fizemos um down-hill até Falcão, foi tudo bem, mas alguns bikers levaram susto, pois de vez em quando surgiam uns animais na estrada. Pudemos constatar, que à noite, não apenas os gatos são pardos, mas sim todos os animais, principalmente os bois, cavalos e cachorros. Também nos deparamos com um cachorro chato e agressivo que insistia em não sair do meio da estrada, é... cachorro bravo... preto...no escuro...no meio da estrada... à meia noite...Ninguém merece!!!! Por pouco o infeliz do cachorro não morreu atropelado. Chegamos em Falcão, a noite de sábado lá, estava extremamente desanimada, um tédio só, nas ruas não se viam nem bêbados, mas por sorte vimos um bar aberto, o bar estava praticamente às moscas lá só tinham 2 fregueses, sendo que um deles era uma criança de 2 anos (huumm que estranho...no meu tempo 2 horas da madrugada era hora das criancinhas estarem na cama e não em botecos), seguimos para lá onde o dono ficou feliz e surpreso com o grande número de fregueses que surgiram inesperadamente, lanchamos e aproveitamospara descansar um pouco. Nos despedimos do Nikson e Wagner que iriam para Pasa Vinte, e seguimos para fumaça. Novamente entramos em estrada de terra, foi tudo bem, apenas uns poucos animais no meio da estrada, pequenos incidentes e um pneu furado na bike da Bebel, que nem quis trocar, preferiu já ir direto para o carro, aliás... as meninas pedalaram muito, sempre muito simpáticas e bonitas. Destaque para Cíntia e Bebel que estavam super animadas e de longe podíamos ouvir as suas risadas gostosas, deu para perceber que essas 2 devem ser "terríveis" e quando se juntam sai de baixo. Chegamos na fumaça onde a noite de sábado estava ainda mais desanimada que em Falcão, não tinha sequer um bar aberto, não tinha ningém na rua, apenas um gato angorá branco, bem mansinho que logo se aproximou da gente. Descansamos um pouco e lanchamos, nada digno de nota, apenas o gato branco que entrou na cabine da fiorino e lá ficou, achamos que o gato estava cansado da vida na roça e queria ir para cidade com a gente, mas não era nada disso, ele apenas sentiu com seu olfato apurado que havia comida no carro e entrou lá para come-lá. Após isso seguimos para Vargem Grande, logo chegamos no down-hill do serrote, o descidão é um delícia, a cereja do bolo do nosso passeio, mas no escuro tivemos que descer devagar e com muito cuidado pois tem muitas valetas e pedras soltas, um de nossos amigos apesar do cuidado acabou caindo, ficamos preocupados mas logo ele entrou no carro e seguiu para o pronto socorro, posteriormente ficamos sabendo que não foi nada mais grave, pois felizmente o biker estava usando capacete e demais itens de segurança, mas não tem jeito: "MOUNTAIN-BIKE É UMA ARTE E CAIR FAZ PARTE", e com certeza, para nossa alegria, brevemente nosso amigo já estará novamente pedalando com a gente. Após isso seguimos em frente e logo chegamos na Vargem Grande onde tivemos que ter muito cuidado pois a ponte de madeira estava lisa igual sabão, um biker derrapou, caiu e se arranhou um pouco, por precaução alguns ficaram na cabeceira da ponte para advertir os que chegavam. O trecho final até Resende foi super tranquilo, todos foram super bem apenas pequenas paradas aqui e ali (pit-stop="água no joelho"), nessa hora a noite já estava muito clara e bonita e com a temperatura bem agradável. Logo chegamos no trevo do cabral onde nos reagrupamos e nos despedimos, após isso cada um seguiu para seu destino, chegamos em casa às 5:00 damanhã, o dia já estava amanhecendo, estávamos mortos de cansaço, sonhando com um banho quente e cama macia, mas também estávamos felizes por essa aventura. Valeu amigos da bike (Otton, Alexandre e Fontana e demais participantes)!!! Foi muito bom e divertido passear com vocês pela noite adentro !!!! Mais Fotos: www.picasaweb.google.com.br/jorgelznogueira/Amigosdabikeanoite