domingo, 18 de outubro de 2009

18/10/09 - Passeio da ACRAN à "Trutas da Serrinha"

Truta lembra peixe.... que lembra água.... e nesse passeio a água esteve sempre presente. O dia amanheceu nublado e com nuvens muito carregadas, dava a impressão que uma chuva forte iria cair a qualquer momento, pelo visto a maré não estava para peixe ou melhor dizendo: "a maré não estava para truta". Era um dia ótimo.....para ficar em casa.... descansando..... de preferência na cama macia e confortável, dormindo até mais tarde. Por pouco não desisti desse passeio, pois a tentaçaõ da preguiça e comodismo a todo momento me dizia que seria bem mais conveniente e confortável permanecer em casa. Mas a vida é uma só, e na maioria das vezes nos arrependemos muito mais das coisas que não fizemos, que das quefizemos, e além disso, amizade, saúde, boa forma, bem estar, passeios e aventuras junto a natureza não tem preço. Mandei a preguiça e comodismo para "aquele lugar", montei na bike e segui para o penedo, logo na saída do túnel encontrei alguns amigos, me reuni a eles e seguimos em frente. Assim que saímos a chuva começou a cair, ficamos até preocupados do passeio ser cancelado, mas felizmente isso não aconteceu. Chegamos no pé no ar, lá já haviam algumas pessoas esperando, todas muito animadas, apesar da chuva que não parava. Dessa vez apareceram vários novos amigos entre eles o Ricardo (Cadim) e sua turma e também o "Seninha", todos super gente boa, além disso alguns bikers que andavam sumidos reapareceram entre eles nossos amigos Marculito e Tiago . Esperamos pelos demais, que aos poucos foram chegando, muitos desistiram por medo da chuva. O passeio foi comandado pelo Jerônimo e Márcia, antes da partida fizemos os alongamentos, recebemos as intruções sobre o percurso e tiramos as fotos de praxe, o Henrique (filho da Márcia)foi nosso mascote e fotógrafo oficial. Seguimos debaixo de chuva para a serrinha mais precisamente para o "trutas da serrinha". O grupo se dividiu em pró e light mas no final das contas todos foram super bem, mesmo aqueles que já estavam parados há um bom tempo. Durante o percurso a chuva não deu trégua, mas era um chuva fraquinha, para dizer a verdade foi até bom, pois não ví ninguém reclamar. Paramos aqui e ali para fotos e reagrupamento, como sempre sofremos um pouco no cala boca, mas seguimos em frente e logo já estávamos no portal da serrinha, dali até o recanto da truta era estrada de terra, com subidas bem íngremes e alguns poucos trechos de paralelepípedos. Subimos muito, foi cansativo, mas valeu a pena pois o visual era muito bonito e sempre víamos nuvens bem baixas que parece que deslizavam serra abaixo. Demos uma pequena parada na praça da serrinha para reagrupamento, a galera aproveitou para descansar e comer alguma coisa. Da praça fizemos o trecho final, por sinal, bem íngreme e cascudo, até o recanto da truta. Esse trecho final tinha muitas pedras e apesar de ter trechos pavimentados era em certas partes muito escorregadias, eu mesmo dei uma patinada feia enquanto subia. Subimos, subimos e subimos e finalmente chegamos no "trutas da serrinha". É um belo local, a propietária ( Denise ) nos recebeu muito bem e até nos serviu torradas com patê de trutas defumadas, uma delícia, todos gostaram muito, inclusive muitos compraram e levaram para casa. Depois que todos chegaram, tiramos ótimas fotos, com todaa galera reunida junto á placa do recanto, que tem o desenho de uma linda truta, após isso fizemos o já tradicional brinde das bananas, tudo devidamente registrado e fotografado num clima de muita alegria e descontração. Alguns precisaram retornar mais cedo enquanto outros preferiram ficar um pouco mais e conhecer o criatório de trutas. Foi interessante, cada tanque abriga trutas de tamanhos diferentes, das mais miúdas até as mais graúdas. Nos tanques haviam trutas escuras e trutas amarelas. Tentamos atrair as trutas grandes para ver se conseguíamos pegar alguma com as mãos, mas não deu certo, elas são bem ariscas. Por fim até arrumaram umas varas de pesca e puseram umas frutinhas silvestres (marianeiras ) de isca, mas nem assim cairam no anzol, pelo visto chegamos logo após o almoço delas e como elas comeram muita ração deviam estar enfastiadas, ou talvez não gostassem de frutinhas silvestres. Após isso nos despedimos da Denise e logo em seguida retornamos, nessa altura a chuva já havia parado e o sol já estava querendo sair. A volta foi uma moleza, pois era só descida, mas mesmo assim tivemos que ter cuidados redobrados pois haviam muitas pedras, buracos, valetas e trechos escorregadios. Mas foi tudo bem, descemos rápido e logo chegamos no portal da serrinha e dali seguimos para o penedo. Chegamos rapidinho no "pé no ar ", onde devolvemos as placas de identificação das bikes, tiramos mais algumas fotos e ainda recebemos a visita de nosso amigo Popó, que não pôde participar do passeio devido ao trabalho, mas mesmo assim fez questão de vir dar uma conferida e ainda conseguiu tirar uma bela foto junto com a galera. Nos despedimos e cada um seguiu para seu destino. Chegamos em casa cedo, mais ou menos na hora do almoço, estávamos molhados, sujos de lama e cansados, mas felizes. Valeu amigos da Acran e demais participantes !!!! Foi muito bom e divertido passear na chuva com vocês!!!!

Eu me amarro em trutas. Qualquer dia vou fazer um pedal desses com vc e tentar pescar umas dessas trutas "tamanho família"!