quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Passeio em plena terça feira até Bocaina de Minas

Normalmente não faço passeios longos durante a semana, devido ao trabalho, mas como estaria de folga nessa terça, sugeri ao Jefferson que fizéssemos um passeio até Bocaina de Minas, falei com ele porque sabia que estava de férias. Isso foi há alguns dias atrás e eu já havia me esquecido completamente disso. Mas eis que na segunda feira à noite recebo um telefonema do Jefferson lembrando do passeio, fiquei um pouco desconcertado pois Bocaina de Minas é muito longe, e, para se chegar lá precisamos subir 3 serras a além disso existem inúmeras outras pequenas subidas. Não havia escapatória, teria que ir pedalando para Bocaina de Minas... alegre, satisfeito e com um sorriso nos lábios, pois afinal de contas fui eu que tive a idéia do passeio e escolhi tão bonito e agradável trajeto. Marcamos para sair as 7:30 e como o trajeto passa perto pedi que me chamassem em casa. Para o passeio compareceram eu, Jefferson e Alexa. Eu estava meio ressabiado pois o dia amanheceu muito feio, extremamente nublado dando a impressão que uma chuvarada ia desabar a qualquer momento, além disso estava até um pouco frio, o que é incomum para essa época do ano, enfim estava um dia perfeito.... para se ficar em casa curtindo as delícias do aconchego do lar, a última coisa que se pensaria em fazer num dia igual a esse seria pedalar vários kms serra acima. Mas enfim fiquei lá em casa esperando que me chamassem e bem lá no fundo eu estava torcendo para desistissem desse passeio. Mas não teve jeito, lá pelas 8:15 me chamaram no portão de casa. Cumprimentei a todos, sempre com um sorriso nos lábios e em momento algum deixando transparecer que eu estava desanimado. Iniciamos nosso passeio, o começo foi estranho pois me senti um pouco culpado pois afinal de contas todos estavam trabalhando e a gente ali passeando de bike. Próximo ao macuco encontramos com o Formiga que estava de speed e havia parado para consertar o pneu furado. Ajudamos o formiga com o conserto e ele resolveu nos acompanhar até Vargem Grande, conversamos um pouco e ele falou que se estivesse de mountain bike nos acompanharia até Bocaina. Chegamos na Vargem Grande onde comemos e bebemos alguma coisa no bar do Augusto e após isso nos despedimos do formiga. Eu discretamente olhava para a serra do M e imaginava tudo o que ainda estava por vir em termos de subidas e cansaço (intimamente me dava vontade de chorar). O Jefferson estava bem animado, pois afinal de contas estava bem descansado, a Alexa estava tranquila pois não tinha muita idéia do trajeto (essa seria sua primeira vez em bocaina de minas). Iniciamos a subida e como sempre acontece foi muito cansativo, mas não vou dar maiores detalhes pois vocês já conhecem com riqueza de detalhes todos os perrengues que já passei nesse subidão. Foi tudo bem, o Jefferson percebeu que eu estava meio desanimado e começou a conversar comigo, foi bom me distrai e nem percebi o tempo passar, e essa foi a primeira vez que consegui subir sem precisar descer e empurrar a bike. Finalmente chegamos no topo, e ali tiramos uma foto de lembrança sendo que a cerração encobria a tudo e a todos. Seguimos em frente, logo chegamos na ponte do Souza e adentramos o estado de Minas Gerais, nessa altura do passeio o tempo começou a melhorar e o sol apareceu, embora de maneira tímida, e eu, que até então estava um pouco desanimado comecei a me animar e passei a apreciar muito o passeio. Logo depois da ponte do Souza enfrentamos um subidão terrível, mas não muito longo e quando chegamos no topo tivemos uma linda visão do mar de morros e montanhas que é o estado de minas. Dali seguimos em direção ao Sertãozinho, durante o trajeto a Alexa sem querer provocou um pequeno estouro da boiada, sendo que um lindo bezerrinho se assustou muito e saiu em desabada carreira e foi se afastando cada vez mais de sua mãe e irmãos (ou serão primos???), a Alexa e o Jefferson ficaram preocupados do bezerrinho se desgarrar da mãe. Mas a mãe dele era mesmo uma "vaca" e não estava nem aí para o filhote, vimos ao longe que ela continuava a pastar tranquilamente como se nada estivesse acontecendo. Seguimos em frente e logo avistamos a garganta da Bocaina que é uma pasagem exatamente entre 2 montanhas e já bem perto de bocaina. Só que chegar na garganta da bocaina não foi nada fácil, pois é um subidão terrível, embora a paisagem seja muito bonita. Sofremos bastante nessa subida, o cansaço e a fome bateram fortes, o que nos animava a seguir em frente era saber que logo logo estaríamos no Jõao grande saboreando um delicioso almoço. A subida foi cruel e para piorar ainda mais nossa situação o Jeffinho resolveu torturar a mim e Alexa falando sem parar de sua estadia em um restaurante mexicano, descrevia com riqueza de detalhes a aparência, os ingredientes e o sabor de cada prato, ficamos com água na boca e lamentamos profundamente, porque no restaurante do João grande não se serve comida mexicana. Finalmente chegamos na garganta onde fizemos uma breve parada para ver ao longe a bela e aprazível Bocaina de Minas, também tiramos uma foto de lembrança. Dali seguimos direto e rapidamente para a cidade, pois até lá era só um delicioso downhill. Chegando na cidade e fomos direto para a praça tirar uma foto em frente a igreja matriz, após isso seguimos para o restaurante do Jõao grande onde finalmente tivemos o nosso tão sonhado, aguardado e sobretudo merecido almoço. A comida estava uma delícia e haviam muitos pratos a escolher. O restaurante do Jõao grande é famoso em toda região, a comida como já falei anteriormente é deliciosa, mas, com certeza um dos atrativos do restaurante é o dono, o Jõao Grande, ser humano da melhor qualidade, sempre muito alegre e divertido, recebe muito bem a todos e sempre nos conta uns "causos" divertidos. Após o delicioso almoço comemos a já tradicional sobremesa que consiste em goiabada com queijo. O almoço foi ótimo e renovou nossa energias, sem ele acho que não conseguiríamos pedalar de volta. Não foi nada fácil sair do restaurante e voltar a pedalar, mas não havia alternativa. Iniciamos nosso retorno e felizmente foi tudo bem, só pegamos um pouco de chuva na bagagem, o retorno foi bem mais fácil, pois seriam muito mais descidas que subidas. Chegamos rapidinho na vargem grande onde fizemos uma breve parada no bar, dali seguimos para Resende, durante todo o trajeto fomos conversando bastante, mas não eram conversas "edificantes" muito pelo contrário falamos muita bobagem e demos muitas risadas. A Alexa sofreu pois teve que nos explicar como se diz em alemão as seguintes palavras: mocoronga, jacú, corno, gay, galinha (não no sentido gastronômico e sim no sentido sexual) e por aí vai (ou seja só besteira) mas ela é esperta e inteligente (ao contrário da maioria das louras) e provou que tem "fair play" pois respondeu tudo com muita calma, gentileza e senso de humor (ou talvez tenha nos mandado para a "ponte que caiu" em alemão) mas tudo isso foi bom porque nos distraimos bastante e assim esquecemos do cansaço e não vimos o tempo passar. Enfim foi um ótimo passeio, agradeço ao Jefferson e Alexa pela companhia, foi muito bom e divertido passear com vocês.

Um comentário:

Michel Schanuel Girardi disse...

Tá parecendo até eu, pedalando em dia de semana! rsrs
As vezes dá preguiça de sair de casa mesmo, mas é só começar a pedalar que a preguiça vai embora rapidinho!

Jorge, desejo que você tenha um ótimo Natal e um novo ano cheio de realizações ( e muitos pedais, claro)!

Forte abraço!