terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Um passeio (com alguns imprevistos ) no parque nacional de Itatiaia.‏

O Jefferson e o Formiga iriam fazer um passeio até Queluz, mais precisamente para um mirante que tem uma bela vista das serras da região, me convidaram para ir com eles, aceitei prontamente pois estava de folga. Marcamos para essa terça feira, mas, o Formiga teve um imprevisto de última hora e teve de desistir desse passeio que foi transferido para outro dia. Mas como estávamos a fim de dar umas pedaladas resolvemos, por sugestão do Jefferson, ir até o parque nacional de Itatiaia. Eu, Alexa e Jefferson nos reunimos na dutra, em frente a polícia rodovária e dali seguimos em direção a Itatiaia. Logo no começo do passeio um prego entrou no pneu da bike da Alexa, o pneu não esvaziou e ela ainda pedalou até um local mais seguro para fazer a troca. Após isso seguimos em frente. O dia estava bem nublado e carregado mas felizmente não choveu hora nenhuma. Durante o trajeto fomos conversando bastante. Finalmente chegamos no Mirante do último adeus, onde fizemos uma breve parada para apreciar o visual e tirar fotos. A paisagem é belissíma, mas, dessa vez nosso passeo foi marcado por uma série de imprevistos e logo constatei que a pilha estava acabando, foi uma pena pois o parque merecia muitas fotos. Mas queria caprichar na foto do mirante, e para isso até fiquei de pé em cima da mureta para pegar um bom ângulo, tirei a foto, mas sempre sentindo um friozinho na espinha, porque se eu levasse um escorregão, com certeza seria mesmo (literalmente falando) meu "último adeus" pois logo abaixo da mureta existe um imenso abismo. Após isso seguimos para a sede do parque e visitamos o museu, que por sinal está muito bonito, gostei de tudo, especialmente dos animais empalhados, é incrível a biodiversidade do parque, pelo que fiquei sabendo é um dos parques que abriga maior número de espécies, tanto vegetais como animais sendo que algumas (como o sapo flamenguinho) só existem ali. Gostei tanto do museu que resolvi tirar uma foto ali dentro, junto a um animal empalhado, minha primeira escolha foi a onça parda, era um bicho grande e iria fazer boa figura na foto, mas, ao olhar mais atentamente constatei que a cabeça da onça estava em péssimo e lamentável estado, parecia que havia sido comida por traças ou cupins (ou talvez em vida tenha sido um onça leprosa), enfim estava um horror. Devido a isso resolvi trocar de animal, e, minha segunda escolha foi um bonito gavião, com as asas totalmente abertas. Depois da visita, resolvemos passear um pouco mais dentro do parque, mas logo após as primeiras pedaladas a minha bike arrebentou a corrente, fiquei um pouco desconcertado pois foi a primeira vez que isso acontece durante meus passeios.... mas modéstia a parte sou um sujeito muito precavido, sempre levo todas as ferramentas, e se fosse possível levaria até uma bike de reserva. Mas levar ferramentas é uma coisa e saber usá-las é outra completamente diferente. Comprei essa chave de corrente há uns 3 anos atrás, e na época treinei bastante seu uso em uma corrente velha que tinha em casa, mas desde então nunca mais a usei, pois não foi preciso e assim sendo esqueci completamente das lições. Mas a verdade é que apanhei bastante para emendar a corrente, o Jefferson me ajudou bastante e na verdade é relativamente simples, mas aconteceu que a chave estava estragada e foi uma dureza tirar os pinos, mas enfim aos trancos e barrancos acabamos conseguindo equando estávamos quase terminando de emendar a chave simplesmente quebrou o torno da ferramenta, fiquei super chateado e até um pouco stressado, e para acabar de completar haviam um mosquitos terríveis que não davam um segundo de sossego e além disso ainda haviam uns macacos que estavam bem próximos da gente e faziam uma tremeda algazarra..... huuummm....não sei não..... mas ..... tenho quase certeza que estavam debochando da gente. A chave de corrente quebrou, mas felizmente, tivemos a boa idéia de fazer uma improvisação utilizando o canivente de ferramentas e acabou danto tudo certo. Resolvemos voltar dali, voltamos bem e rápido pois até itatiaia era só descida, mesmo assim estava preocupado, e pedalei com muito cuidado, pisando em ovos... ou melhor dizendo:"pedalando em ovos", pois se a corrente voltasse a arrebentar não haveria ferramenta para consertar. A princípio pensei em parar em alguma bicicletaria de itatiaia, mas depois pensei melhor e decidi arriscar e seguir direto para Resende, pois o trajeto é light e além do mais se voltasse a quebrar eu simplesmente pediria uma carona, o que na beira da dutra não é muito difícil, ainda mais para quem está com as pernas de fora e usando bermudas colantes de lycra, com certeza logo apareceriam uma ou várias almas "caridosas" para me levar até Resende. Mas enfim deu tudo certo e nem precisei pedir carona na beira da pista, e, logo chegamos no acesso oeste onde nos despedimos do Jefferson, dali seguimos para o viaduto do penedo onde me despedi da Alexa. Cheguei em casa cansado e também um pouco stressado devido ao imprevistos que surgiram, mas depois pensei melhor e vi que foi bom esses imprevistos terem acontecido, pois conseguimos resolver todos, e com isso ficamos um pouco mais descolados e com certeza mais fortalecidos e preparados para enfrentar outras aventuras por caminhos novos e cada vez mais distantes. Agradeço ao Jefferson e Alexa pela companhia e sobretudo pelo companheirismo e solidariedade. Também agradeço a todos aqueles que acompanham e visitam meu blog, começou com uma simples brincadeira, mesmo porque nunca tive pretensões de ser blogueiro, na realidade nem sabia o que era blog, mas sem eu esperar o Canelas de Aço acabou caindo em minhas mãos e ficando sob minha responsabilidade, teve certa época que pensei em parar de escrever e postar fotos, mas como ví que a galera estava visitando bastante resolvi continuar. Tem hora que exagero, escrevo muita bobagem (as vezes me arrependo, mas quando isso acontece geralmente já é tarde demais), mas podem ter certeza que meu amor pelo MTB é sincero e verdadeiro, e, se a cada vez que vocês visitarem o blog, se distrairem um pouco, darem algumas risadas e esquecerem por alguns momentos dos problemas do dia a dia, ficarei feliz e verei que meu objetivo foi alcançado. Mas é isso aí amigos; Se gostarem do blog, recomendem para os amigos. Se detestarem....recomendem para os inimigos. Falem bem ... falem mal.... mas falem (de preferência para os outros). Tchau abçs e feliz ano novo para todos.

Um comentário:

Michel Schanuel Girardi disse...

Grande Jorge. Imprevistos acontecem mesmo, ainda bem que você pode contar com a ajuda dos amigos. A força nas Canelas de Aço está tão forte que até parte as correntes! Ninguém te segura mais!

Você sabe tocar esse blog muito bem, continue assim.

Que em 2010 esse blog continue com muita postagens, sendo um indicativo de que está tudo bem e todos do grupo aproveitando bem a vida :)

Forte abraço meu amigo!