domingo, 13 de dezembro de 2009

Superando o cansaço e o desânimo

Saí de casa com o firme e inabalável propósito de ir até as torres do mauá, é isso mesmo.... aquelas torres que ficam bem no topo da serra, e onde só se chega após pedalar 11 kms serra acima. Dei minhas primeiras pedaladas bastante animado, mas, poucos kilômetros depois da partida, mais precisamente no meio da subida do cala boca, já pude constatar que meu propósito não era tão firme assim e além disso já estava bastante abalado pelo cansaço e "desânimo" (um substitutivo fino e educado para a palavra preguiça). Mas o fato é que no cala-boca eu já tinha desistido definitivamente da idéia de chegar nas torres e estava já pensando se iria só até a capelinha ou se eu daria uma esticada até vargem grande via estrada do bonsucesso. Deixei para decidir o que fazer quando chegasse na capelinha e enquanto isso fui pedalando lentamente e numa marcha bem leve. Eu gosto muito de passear de bike, é meu esporte preferido, e para mim é sempre um prazer, mas dessa vez eu não sei o porquê , mas a verdade é que eu estava bastante desanimado e achando tudo chato e monótono. Talvez seja o caso de eu praticar alguma outra atividade durante os períodos de desânimo; estou pensando seriamente em jogar dominó na praça, ou....talvez seja melhor acordar bem cedo e ir para o calçadão jogar milho para os pombos. Como vou ter 2 semans de férias talvez eu possa passar uns dias em São Lourenço MG, e tomar aquelas águas minerais virtuosas e também passear de pedalinho e isso sem falar no jogo de truco. Enfim atividades para desanimados, é o que não falta, é só pensar com calma e escolher uma que se encaixe com o meu perfil. Um amigo (da onça) disse que eu preciso comprar urgentemente um MP3, pois assim quando o pedal estiver monótono eu me distraio com a música, mas.... por outro lado eu acho que essa idéia (no meu caso) não é muito boa, muito pelo contrário.... é uma idéia bastante infeliz, pois eu normalmente já sou meio distraído e desligado e se eu ficar sem ouvir os sons (principalmenteas buzinas dos carros ) pode ser arriscado. Prossegui em meu pedal, estava um tédio, até carros haviam poucos e as única coisas que eviam eram bois, anús (aquele pássaro preto) e gaviões. Caramba...com tinha boi ( e vacas) e também bezerros ao longo do caminho, acho que: como o pasto está bem farto (devido as chuvas constantes) elasaumentaram muito em número e tamanho, pelo que pude constatar o preçodo bife logo vai baratear. Finalmente cheguei na capelinha onde parei um bom tempo para descansar e tomar um café. Enquanto tomava meu café aparceu o Fernando, conversamos um pouco e logo nos despedimos pois ele iria voltar dali mesmo. Parece que o café revigorou minhas energias pois a partir dali fiquei bem mais animado, mas devo explicar que era uma "animaçaõ light" e por isso deixei as torres do mauá para outra ocasião, e decidi ir até a boca do rêgo e sair na ponte de arco. Pedalar na estrada do bonsucesso foi legal, e o fato de estar em contato direto com a terra faz bem para gente, além do mais como estava só, pude ir devagar e apreciar e também fotografar as belas paisagens ao longo do caminho. Temos sorte, moramos em uma região muito bonita, é impressionante a quantidade de belos recantos que existem em toda a região, e o que é melhor muitos deles bem pertinho da cidade. Mas enfim está tudo aí ao nosso dispor, e , a nós só cabe desfrutar das inúmeras belezas naturais que estão ao alcance de nossas vistas. Segui em frente e quando cheguei na pinguela o pedal se tornou bem mais emocionante pois havia muita lama, inúmeras valetas e muitas pedras soltas e trechos lisos e escorregadios, as chuvas dos últimos dias fizeram um verdadeiro estrago na estradinha, mas na verdade ninguém nem vai notar pois o movimento de carros ali é mínimo, mas, para quem gosta de trilhas, seja de bike, moto ou carro está nota 10, um verdadeiro paraíso, e com certeza vai melhorar ainda mais, pois muita chuva pesada ainda vem por aí. Parei aqui e ali para tirar algumas fotos, e, quando estava fotografando a pedreira logo acima da boca do rego me deparei com o Aldo Sena, foi legal conversamos um pouco e ele me contou que pratica MTB desde 91 e foi um dos pioneiros desse esporte na região, disse também que está feliz pois tem 40 anos e consegue pedalar lado a lado com a galera de 20 e ainda consegue deixar muitos deles para trás. Acompanhei o Aldo até a ponte de arco, não foi fácil porque ele anda muito. Chegamos na ponte de arco e ali me despedi dele, que quase imediatamente já mostrou que faz jus ao seu sobrenome (Sena) pois saiu disparado, parecia mesmo um carro de fórmula 1 e logo sumiu de vista. Quanto a mim fui seguindo calmo e lentamente e como subitamente surgiu uma ventania com vento contra pedalei mais lentamente ainda. Cheguei em casa cansado, mas feliz por ter conseguido superar o desânimo, e ter feito esse belo passeio.

Que isso Jorge, não desanime! Eu particularmente não gosto de pedalar sozinho e acho que esse deve ser o motivo do seu desânimo: a falta da companhia pra bater um papo ou falar besteiras!

Esqueceu da sua frase-tema "pedalar com os amigos é muito melhor"??!! rsrs

As fotos ficaram bem bonitas e dá pra ter uma idéia da beleza da região.