quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O "encontro das águas "

Logo cedo fomos para o cais do porto e embarcamos para um passeio até o encontro das águas, é uma das principais atrações do lugar, as águas escuras do rio negro se encontram com as águas barrentas do rio solimões para formarem o rio amazonas, correm lado a lado, cerca de 18kms sem se misturarem, é um espetáculo e tanto, com certeza um dos pontos altos de meu passeio pela amazonia. Mas chegar até o ponto de encontro das águas demorou bastante pois o barco de passageiros em que estávamos era muito lento, mas, isso foi ótimo pois pude apreciar por mais tempo toda a belezado rio, das matas e da região em geral, e isso sem falar nos pequenos vilarejos ao longo do rio com seus casebres de madeira, as casas flutuantes, as canoas, barcos e até um transantlântico que estava vindo de Miami. A certa altura do passeio uns botos se aproximaram do barco, e rapidamente colocavam a cara fora d`agua, mas era tudo muito rápido, não consegui fotografá-los. Ao longo do caminho os passageiros foram se descontraindo e acabamos fazendo novas amizades, e por fim muita bagunça, e eu como não poderia deixar de ser, fui um dos que mais gostou da bagunça, e como não ligo de pagar mico, teve certa hora que reslovi dar uma de Leonardo de Caprio (Titanic), a pior coisa a se fazer quando se está num barco ou navio é lembrar do titanic, ainda mais ali onde me disseram que a profundidade era de cerca de 80 metros, e além disso com certeza haviam muitas piranhas, jacarés, jibóias e outros bichos carnívoros dentro da água. Mas nem liguei fui para proa abri os braços e tirei minha foto (adaptada porque senão só iria aparecer minha parte traseira), todos riram muito e até debocharam um pouco, mas depois cairam em si, e resolveram me imitar, teve fila para ir na proa, e até os vovôs e vovós a bordo resolveram tirar uma foto "a la titanic", tudo muito divertido num clima de muita alegria e descontração. Haviam a bordo pessoas de todos os cantos do Brasil e também muitos estrangeiros, todos sem exceção gostaram muito. Enfim chegamos no encontro das águas propriamente dito, é um espetaculo lindo, com certeza vou me lembrar para o resto da vida, tudo foi devidamente registrado em fotos. Após o encontro das águas ainda navegamos um bom tempo, até uma reserva indígena onde visitamos um lago cheio de vitórias régias (e também jacarés e piranhas), entramos dentro da floresta e tiramos fotos junto a umas árvores imensas chamadas de samaúna, após isso visitamos a loja de artesanato dos índios e depois fomos almoçar no restaurante flutuante, tudo muito bom os pratos regionais são deliciosos, destaque para os peixes e os sucos. O guia era muito legal e divertido e nos contou muitas histórias sobre a amazônia. Depois do almoço ainda tivemos um passeio de canoa (motorizada) até o igarapé, ficamos um pouco preocupados da canoa virar e a piranha nos devorar, mas um amazonense presente falou para ficarmos tranquilos pois as piranhas são racistas (não acreditei muito...mas enfim....) e só gostam de comer "carne branca" e como haviam 2 senhoras alemãs bem gordinhas, rechonchudas e super brancas em nosso grupo ficamos mais tranquilos, pois em caso de naufrágio com certeza não seríamos o prato principal (seríamos no máximo a "sobremesa" ). Mas felizmente correu tudo bem foi um passeio maravilhoso e retornamos para manaus super felizes pelos ótimos momentos que passamos.