domingo, 21 de março de 2010

Treino para o BIG BIKER

Há muito tempo que venho ouvindo falar do big biker, todos me dizem que é um evento legal e muito bem organizado, também ví alguma coisa sobre essa competição de mtb na internet. Todos falam tão bem que fiquei com muita vontade de conhecer e sobretudo participar, e esse ano deixei as preocupações e receios de lado e me inscrevi na prova, já está tudo certo, agora é só deixar a bike no jeito, e aguardar pelo dia do evento. Confesso aos senhores e senhoras que estou um pouco ansioso, não vejo a hora de chegar o dia. Participarei na categoria sport, que é para amadores, sei que minhas chances de subir ao pódio são mínimas ("Chances mínimas" é uma maneira carinhosa e fina de se expressar, pois na realidade minhas chances são nulas, praticamente 0%), mas isso para mim não tem importância, pois pelo que fiquei sabendo todos receberão (assim espero) uma medalha de "finisher" (survivor ), claro que vou gostar muito de participar, pois gosto demais de mtb e além do mais vou conhecer um lugar diferente e terei a companhia dos amigos, mas, a verdade é que gosto muito de ganhar essas medalhas e inclusive já tenho uma boa quantidade delas que ficam expostas em um lugar bem visível e chamativo aqui em casa e todas as visitas que aqui chegam, sejam eles quem forem são obrigadas, mesmo sem querer a admirar as tais medalhas, pois elas ficam estrategicamente expostas na parede, bem defronte ao sofá, na sala de visitas, a maioria sempre acaba dizendo que não sabia que eu era "campeão de ciclismo" eu fico na minha, não falo nada apenas dou uma risadinha discreta, pois afinal de contas eu não estou mentindo para ninguém, estou apenas omitindo "certos detalhes". Mas enfim o dia da competição está se aproximando e como eu não quero e não posso fazer feio tenho treinado bastante para poder completar a prova. Nesse domingo resolvi fazer um pedal mais cascudo e sob "condições adversas" para ganhar mais resistência e ver a quantas o meu preparo físico está, resolvi ir até o Mauá pois o subidão da torre é bem longo e cascudo, ou seja mais adverso que isso é impossível, chamei uns poucos amigos (era treino não passeio) e por coincidência o Jerônimo e a Márcia também tiveram a mesma idéia que eu, e também haviam decidido subir a serra, aliás parece que todos os bikers da região decidiram subir a serra. Encontrei muitos conhecidos e desconhecidos ao longo do caminho. Decidimos ir juntos, foi legal, saímos da shape way eu, Candiotto e Gustavo e nos reunimos no penedo à Márcia, Marcos e Alexa, fomos super bem e eu cheguei até a fazer um "sprint" no retão da capelinha, logo chegamos no pé da serra, todos pedalavam muito. Da capelinha iniciamos o subidão propriamente dito, como eu e Candiotto paramos no bar e no meio da serra o pneu furou, acabamos por ficar um pouco para trás do grupo, teve certa hora que já estávamos quase os alcançando, pois ví a Alexa uns 500 metros a minha frente, mas como tivemos que parar para consertar o pneu acabamos por ficar para trás novamente, mas isso não queria dizer nada pois eu e Candiotto estávamos subindo muito bem e num bom ritmo, mas mesmo assim, sucessivamente várias levas de bikers foram nos ultrapassando e logo sumiam de vista. Os primeiros a nos ultrapasar foram o Jerônimo e o Popó, logo a seguir fomos novamente ultrapassados, dessa vez pelo Serra e Juliano, todos eles muito legais e educados, nenhum deles deixou de nos cumprimentar. Seguimos em frente com garra e determinação, pois não víamos a hora de chegar nas torres, pois esse subidão é muito cansativo. Quando pensávamos que ninguém mais nos ultrapassaria fomos surpreendidos pelo Paulinho, Ferrugem e outro amigo que passaram por nós rapidamente, nos cumprimentaram e logo a seguir sumiram de vista, no caso do Paulinho fomos ultrapasados 2 vezes, pois eles pararam na bica para beber água, e assim nós passamos por ele, mas logo em seguida eles tiraram a diferença e nos ultrapassaram novamente. Continuamos a subir e pouco tempo depois fomos novamente ultrapassados, dessa vez pelo Rodrigo, e olha que ele saiu bem depois de nós e veio lá de Itatiaia. Cheguei até a me sentir um pouco diminuído, inferiorizado e complexado por ser tão ultrapassado, mas o Candiotto me lembrou que todos eles ou eram Pró ou eram bem mais novos que nós, aceitei a explicação e me comformei com a situação, pois afinal de contas: "Frango que acompanha pato ... morre afogado" e de mais a mais: "Devagar também se vai ao longe". Após muito esforço finalmente chegamos no mirante da torre, lá reencontramos toda galera que estava descansando, tiramos algumas fotos de recordação, após isso nos despedimos pois alguns iriam para Maromba, outros fazer a volta dos 100 kms. Minha intenção inicial era ir até o mauá, mas não teve jeito, estava muito cansado e amanhã teria um dia duro, de muito trabalho, por isso me contentei de ver o mauá de longe. Me convidaram para ir para Maromba com eles, mas dessa vez, embora a contra gosto, tive que declinar do convite. Retornei da torre com o Candiotto, Marcos e Gustavo, foi tudo bem, descemos a serra rapidinho e logo já estávamos na capelinha, onde fizemos uma breve parada, dali seguimos para Resende e logo já estávamos no Penedo onde nos despedimos do Marcos que iria para Itatiaia. Chegamos em Resende onde nos despedimos e cada um seguiu para seu destino. Foi um ótimo treino, pois andei bastante com pessoas que tem mais preparo, e eu na tentativa de acompanhá-los acabei também melhorando meu condicionamento. Enfim, tenho na medida do possível, e da minha disponibilidade de tempo, feito os meios treinos, agora só me resta aguardar pelo dia e ver o que vai dar. Tchau abçs para todos.

Jorge, continue treinando pra representar bem nossa região nessa competição. Eu vou ficar na torcida por vc!