domingo, 2 de maio de 2010

Passeio do Paulinho ao vale do bonito, na serra da bocaina, região de Arapeí SP

Nosso amigo Paulinho, do cicle 2 irmãos, resolveu fazer um passeio até o vale do bonito, na serra da bocaina próximo a Arapeí. Foi no sábado, feriado de primeiro de maio. Nos reunimos na shape way e aguardamos pelo início do passeio, compareceram muitos bikers, entre eles Rodrigo, Leandro (Ferrugem), Jefferson, Dj, Emídio, Rony, Fabinho, Hebert, Alexa, eu (Jorge Nogueira) e também a sempre animada Márcia Stage. Nosso amigo Marcello Maia, também compareceu, mas, apenas para cumprimentar os amigos, sua presença foi muito bem vinda e oportuna, pois ele se ofereceu para tirar uma foto com a galera toda reunida. Obrigado Marcello!!! As fotos ficaram ótimas!!! ...Mas vê se da próxima vez, você além de nos cumprimentar e fotografar venha também para pedalar. Iniciamos nosso passeio, fomos pela estrada da limeira, que tem menos subidas, foi tudo bem, só nos cansamos um pouco mais devido a terra molhada. Rapidamente chegamos no asfalto, mais precisamente na rodovia dos tropeiros, nossos amigos Emídio e Dj ficaram por ali mesmo de onde retornariam. Chegamos em Arapeí, onde nos reagrupamos, fizemos um lanche e descansamos. O dia estava muito claro e ensolarado, o que realçava ainda mais a beleza da serra da bocaina. A maioria dos bikers resolveram voltar, enquanto que alguns poucos (Alexa, Fabinho, Hebert, Jorge) decidiram acompanhar o Paulinho até o vale do bonito. Não tinha a mínima idéia de onde era, e como seria o tal vale do bonito, pedi algumas informações e me mostraram um lugar no alto da serra, bem no meio de 2 montanhas. Ao olhar para as serras fiquei um pouco desanimado e assustado, e pensei seriamente em voltar para a resende. Fiquei preocupado não só pelo alto grau de "cascudez" do passeio, mas também porque tinha receio de não conseguir acompanhar o ritmo da galera e assim empatá-los e acabar atrasando a subida. Mas a vontade de conhecer um lugar diferente e o gosto pela aventura acabaram falando mais alto, e eu acabei indo com eles, embora um pouco tenso e receoso, mas foi bom, tomei a decisão certa, pois nessa vida a gente se arrepende muito mais das coisas que não fizemos, do que das que fizemos. Logo após o início do subidão já fiquei bem mais tranquilo, pois o Paulinho, Fabinho, Hebert e Alexa são super gente boa, amigos e solidários, fiquei á vontade e fiz o passeio numa boa. No inicio a estrada de acesso ao vale do bonito era ótima, asfaltada, depois se transformou numa estradinha de terra em boas condições, mas, a medida que subíamos ela foi ficando cada vez pior, extremamente íngreme, pedregosa e lamacenta. Fomos pedalando até onde dava, mas haviam certos trechos em que era preferível, eu diria até obrigatório, que se empurrasse as bikes. No trecho final de acesso ao vale, a estrada apesar de péssima e extremamente off-road, tinha um visual belíssimo, não só das serras, matas e rios, mas, também do vale do paraíba ao longe e abaixo. Nos cansamos muito, o subidão era mesmo cascudo, medonho, e a serra do M, nossa velha conhecida é pinto, se comparada a essa. Durante o trajeto passamos debaixo de uma enorme pedra, que cobria totalmente a estrada, muito interressante, nesse local paramos para descansar um pouco. Apesar dos perrengues, fomos aos poucos, devagar e sempre, subindo a serra. Pedalamos bastante, mas foi se tornando cada vez mais difícil, pois a estrada, mesmo nos trechos menos íngremes, era muito lamacenta e cheia de pedras. Certos trechos pareciam uma pedreira, precisamos ter muita cautela, mas mesmo assim alguns de nós caíram, mas felizmente não foi nada grave, apenas escoriações superficiais. Subimos, subimos e subimos, mas mesmo assim nunca chegávamos, os Kms parece que haviam se esticado. No trecho final mais empurramos que pedalamos. Mas finalmente chegamos num local em que a estrada se tornou bem menos íngreme, e deu até para voltar a pedalar, esse trecho era o verdadeiro e genuíno trecho final, fomos pedalando e finalmente chegamos no topo da serra, nossa, que alívio, finalmente aquele cansaço todo teria um fim. Mas valeu, e muito a pena, pudemos avistar o vale do bonito, que é de fato muito bonito, uma região plana bem no alto da serra, cheia de araucárias, pastos verdes, belos riachos e com lindas montanhas ao redor. Mas antes de adentrar o vale do bonito propriamente dito, tivemos que fazer um breve e merecido descanso, pois naquela altura o nosso cansaço era imenso. Nossa amiga Alexa, que é muito prevenida, trouxe frutas secas, castanhas e azeitonas, ofereceu para todos, aceitamos de bom grado e comemos com muito gosto, estava tudo uma delícia e ajudou a repor nossas energias. Obrigado Alexa!!! Mas por favor, na próxima vez não se esqueça de trazer também os figos e ameixas pretas !!! Após isso fizemos um breve downhill, e adentramos no vale. Apreciamos a beleza do local, e também ajproveitamos para descansar um pouco mais. Enquanto estávamos ali, tiramos algumas fotos de recordação. Nosso amigo Paulinho ainda teve ânimo e disposição para ir de bike, um pouco mais além, foi até uma fazenda próxima. Ficamos por ali um bom tempo, cada um à sua maneira desfrutando da beleza, paz e tranquilidade do local. Fiquei super feliz de estar ali, agradeci a Deus pelo passeio, e pensei comigo mesmo que se não fosse o mountain bike, e os amigos que fiz por meio dele, eu jamais conheceria esse belo cantinho do mundo. Estar no vale do bonito, foi ótimo, mas retonar era preciso, as horas passaram rapidamente e ainda tínhamos muitos kms pela frente até chegar em Resende. Iniciamos o retorno, após uma breve subida, já estávamos novamente no topo da serra. Fiquei bastante preocupado, com o downhill da volta, sinceramente eu não me imaginava descendo de bike, aqueles trechos extremamente íngremes e pedregosos, minha intenção inicial era descer e empurrar a bike nos trechos mais perigosos. Mas como sempre acontece (em 99,9 por cento das vezes) tudo saiu completamente diferente do que eu havia planejado, meus amigos, ciclistas mais experientes, mais habilidosos, mais corajosos (ou serão mais loucos ???) que eu, me deram umas dicas, falaram que era só ir com cuidado, que não haveria problemas. Eles estavam certos, simplesmente testei os freios (umas 500 vezes), abaixei o selim da bike, desclipei e mandei ver, fosse o que Deus quisesse. Caramba, esse foi o descidão mais cascudo e radical que fiz até hoje, a adrenalina foi a mil, na maioria dos trechos não havia jeito, fiquei até com a mão dolorida de tanto apertar os freios, mas em outros dava para soltar, a bike voava, dava um frio na espinha, teve certa hora que passei um susto terrível , pois me entusiasmei demais e soltei totalmente os freios, a bike foi a mil pulando por cima das pedras, fiquei com medo da bike quebrar , o freio não pegar e eu sair voando pela pirambeira abaixo, mas felizmente deu tudo certo, a bike parou e eu segui em frente, embora um pouco assustado. Nossos amigos foram super bem, todos desceram com cuidado e mais ou menos devagar, exceto o Paulinho, que não tem medo e não está nem aí, desceu a mil, só parava de vez em quando porque era o fotógrafo oficial de nosso downhill (todas essas belas e interessantes fotos da descida são dele). Depois de certo tempo a estrada voltou a ficar boa, e a partir daí foi tudo muito mais fácil e rápido, descemos numa boa e só paramos num local em que havia uma vista privilegiada da serra, onde tiramos algumas fotos, em minha opinião as mais bonitas. Depois de tirar as fotos seguimos em frente e pouco tempo depois já estávamos em Arapeí, lá fizemos um lanche e breve repouso. Após isso iniciamos o retorno para Resende, fomos rápido e bem, rápido até demais pois sem querer nosso retorno acabou virando uma corrida informal. Chegamos na cidade por volta das 17:30. Com certeza voltei desse passeio bem melhor do que quando fui, pois todas as nossas habilidades, preparo físico e qualidades foram postos á prova, com certeza estou um pouco mais corajoso (digo um pouco mais louco) e descolado, pronto para enfrentar outros desafios! Obrigado Paulinho pelo convite e aos amigos pela companhia, foi um ótimo passeio!!!! Confira todas as fotos: http://picasaweb.google.com.br/nogueira.jorge505/PasseioDoPaulinhoAoValeDoBonitoNaRegiaoDeArapeiSp