terça-feira, 3 de maio de 2011

Passeio da ACRAN, no mirante da fazenda Cazunga‏

É incrível, por mais que pedale pela região, sempre restam lugares novos para se conhecer, e diga-se de passagem: lugares bonitos e interessantes. Nesse domingo não foi diferente, participamos do passeio da ACRAN (associação dos ciclistas da região das agulhas negras), passeio esse que seria até o mirante da fazenda Cazunga, em Itatiaia. Nunca havia ouvido falar desse mirante e por isso fiquei bastante curioso, seria um lugar a mais para passear, e também ser divulgado aqui no blog para que outros ciclistas também conheçam. Como sempre foi bom demais, um passeio legal e divertido, onde tivemos um pouco de tudo: Asfalto, estradinhas, singe-tracks, poeira, lama, subidas e descidas... e até cerca eletrificada... rss...rss...rss Nos reunimos no Penedo shopping, bem atrás do rabo do esquilo, compareceram muitos bikers, inclusive alguns amigos de Volta redonda, o William e Vívian, também havia gente nova e alguns sumidos que reapareceram. Iniciamos nosso passeio e seguimos em direção a trilha. Nossos guias foram o Jerônimo (passeio pro), e Torrão (light). Logo no início da trilha já enfrentamos muita lama, alguns chegaram a atolar e se sujaram bastante. Muitos protestaram, reclamaram muito (Leia -se Mala) ...mas não havia opção, seguir em frente, se sujar... e se bobear até atolar no lamaçal era preciso..rss...rss...rss.... Eu nem liguei... dei risada ....minha bike já estava suja mesmo....rss...rss...rss.... Mas é isso aí galera: Se sujar , de vez em quando, faz bem ....e, de mais a mais, esse foi um passeio de mountain bike ...não de speed... Portanto não reclamem !!! Vencido o trecho lamacento inicial chegamos numa single track muito legal e bonita, em meio a matas e pastos. Pouco tempo depois saímos na estrada da fazenda da serra, Pedalamos um pequeno trecho nessa estradinha rural. Novamente entramos em trilhas, de novo muito boas, uma delícia de pedalar e com um visual muito bonito ao fundo. Em alguns lugares tivemos que carregar as bikes nas costas, em outro atravessamos uma cerca eletrificada. Num certo trecho atravessamos um pequeno riacho lamacento, apesar de estreito deu um pouco de trabalho, sempre havia o perigo de escorregar e cair na água, e na hora da travessia foi uma bagunça danada... todos torcendo para que alguém escorregasse e caísse...rss...rss....rss.... quedas essas, que caso ocorressem, seriam devidamente registradas pelos fotógrafos de plantão. Após a divertida travessia seguimos em frente e logo chegamos no ribeirão, um lugar bonito, um rio de águas cristalinas e muito frias, ali, aqueles nossos amigos que haviam reclamado da lama poderiam se lavar à vontadede. De novo tivemos que atravessar carregando as bikes, dessa vez foi mais trabalhoso pois o rio era relativamente largo e cheio de pedras. Novamente a expectativa ....ahh...vamos falar o português claro: Novamente a torcida para que alguém escorregasse e caísse na água fria...rss....rss...rss.. Dessa vez fui um dos "alvos" da "torcida organizada" Bem que "esses amigos da onça" torceram para que eu escorregasse e caísse... É ruim heim !!! ...E sou esperto !!! ...Além do mais estava meio gripado... e estava fugindo da água fria igual ao diabo da cruz...rss...rss...rss... mas foi legal, muita alegria e descontração, momentos divertidos, o passeio foi uma alegria só, acho que até esquecemos do cansaço. Pouco tempo depois saímos no asfalto, no estrada do parque nacional. Seguimos em frente e chegamos no sanatório, militar, onde terminava o passeio light. De lá pegamos o caminho para o mirante. subimos um pouco, sempre passando por lugares bonitos, Novamente entramos em estrada de terra, um pequeno trecho, e finalmente chegamos no mirante da fazenda Cazunga. Para chegar no mirante propriamente dito, tivemos que ir a pé, mas era um trecho curtíssimo. Valeu muito a pena, o local é belíssimo superou nossas expectativas, tem de fato uma linda vista da região, e tudo é natural, sem construções o mirante em si é uma bonita e grande pedra preta, que se destaca em meio ao pasto verdejante, e onde se sobe para apreciar as vistas, próximo a pedra do mirante existe uma outra pedra também muito bonita e de formas diferentes, lembra vagamente a pedra sonora. Apreciamos a vista e tiramos boas fotos. Após isso descemos de volta até a pousada, onde tivemos lanche e também o tradicional brinde das bananas. Com as energias renovadas iniciamos nosso retorno, alguns foram pela dutra, mas a maioria preferiu retonar pelo mesmo caminho que viemos, e assim desfrutar mais uma vez daquelas deliciosas trilhas. Valeu amigos da ACRAN !!! O passeio foi nota 10!!! Obs. Nosso amigo William de Volta Redonda, participou do passeio e também tem um blog: http://offroadbikers.blogspot.com/ confiram fotos e relato de nosso passeio sob outro ponto de vista. Abçs Jorge Nogueira.

OFF ROAD BIKERS disse...

Passeio show!! quando tiver outro e eu estiver disponivel vou de novo. Grande abraço