domingo, 3 de maio de 2009

02/05/09 - Bocaina de Minas

Eis que do nada, e sem eu esperar, recebo um telefonema do Otton me convidando para um passeio de reconhecimento à Bocaina de Minas, não pensei 2 vezes e aceitei na hora, mas pouco tempo depois caí na real que Bocaina de Minas é bem longe, mas nem importei muito com esse detalhe, pois o passeio seria sábado e eu teria o domingo inteiro para descansar. Saímos bem cedo e a galera(Otton, Alexandre, Fontana e Antônio), passou em casa para me chamar, dali seguimos para Vargem Grande onde fizemos uma rápida parada para lanche, após isso iniciamos a subida da serra do M, essa subida apesar de relativamente curta é bem íngreme, no começo foi tudo bem, mas logo o cansaço bateu, caramba a subida parecia nunca ter fim e dava a impressão de ser a "maior subida do mundo" pois no trecho final parece até um paredão de tão íngreme. Mas enfim hora pedalando hora empurrando acabamos por chegar no topo, onde suspiramos aliviados e olhamos para baixo mal acreditando que tínhamos conseguido subir tudo aquilo. Dali até a ponte do Souza foi super tranquilo, demos uma paradinha no Souza (divisa de RJ com Mg) para uma foto. Dali adentramos o estado de minas gerais e seguimos em direção ao sertãozinho, o trajeto era muito bonito e a todo momento nos deparávamos com lindas montanhas e paisagens de tirar o fôlego, durante esse nosso trajeto o nosso amigo Antônio deu uma derrapada e levou um tombo, felizmente não foi nada grave, apenas escoriações superficiais, apesar do susto nosso amigo logo se recuperou e retomou ao passeio e além disso a poeira na estrada era tanta que acabou encobrindo e maquiando seus arranhões assim sendo só de muito perto se notava que tinha se acidentado. Chegamos ao sertãozinho numa boa e dali logo avistamos a "garganta da bocaina" que é uma passagem exatamente entre 2 montanhas, e já bem perto da cidade, o visual era lindíssimo, mas para chegar na tal garganta tivemos um up-hill bem cascudo, não foi nada fácil e em certos trechos tivemos que empurrar, mas devagar e sempre acabamos por terminar a subida e de lá já avistamos a cidade de Bocaina de Minas e sua bela igreja e muitas montanhas ao redor, era uma vista linda, vimos que nossos esforços foram recompensados. Da garganta da bocaina até a cidade era perto e só down-hill e com um grande trecho com paralelepípedos, descemos a toda velocidade e logo chegamos na cidadezinha, fomos direto para pracinha onde os "mineirim" nos olharam com espanto e curiosidade e se perguntavam: " Uai!!!! Donde será que vem esses doidos!!!!! "Tiramos algumas fotos de lembrança e o Otton deitou na frente da igreja e finalmente teve o repouso merecido após pedalar vários kms serra acima. A cidade é o paraíso para mountain-bikers pois é cheia de up-hills e down-hills, por exemplo para chegar na igreja fizemos up-hill e para ir ao restaurante um down-hill e isso só dentro do perímetro urbano. Decidimos almoçar no restaurante do João Grande, queríamos que o Otton fosse com a gente, mas ele tinha compromisso e precisava voltar rápido, ficamos um pouco preocupados dele voltar sozinho mas depois vimos que foi melhor assim pois ele tinha muita pressa e íamos acabar atrasando ele. Seguimos para o restaurante, onde se come à vontade e se serve diretamente nas panelas, estàvamos esgotados e com muita fome, foi ótimo a comida estava uma delícia e os pratos do Alexandre e do Antônio pareciam até a serra do M de tanta comida, só que essa serra ao contrário da outra só deu alegria para eles, eles deram conta dela rapidinho, e ainda pediram bis. Fontana comeu pouquinho mas em compensação mandou ver na sobremesa e como estava em minas gerais comeu muita goiabada com queijo mineiro, repetiu várias vezes, e enquanto comia a todo momento exclamava:"O trem bão...sô!!!". Penso que se não fosse esse almoço nem conseguiríamos voltar pois as subidas esgotaram nossas enegias. Após o delicioso almoço iniciamos nosso retorno, mas a volta foi tranquila, tinha muito mais descidas que subidas e logo chegamos na bagagem e dali fizemos aquele delicioso down-hill até vargem grande, apesar de ter muitas pedras soltas mandamos ver , a adrenalina foi a mil, eu pretendia soltar muito os freios mas infelizmente havia muita poeira na estrada o que atrapalhou minha visão e além disso minha suspensão estava muito solta, mas valeu, foi super emocionante, chegamos na vargem grande em poucos minutos, fizemos uma breve parada e logo seguimos para Resende, voltamos rápido e chegamos em casa mortos de cansaço, mas felizes, por termos feito esse ótimo passeio pelas minas gerais, valeu amigos: Obrigado por terem me convidado, foi muito bom e divertido passear com vocês.

Grande Jorge! Depois de ler o relato ainda fui conferir todas as fotos do Picasa. Vou anotar aqui na minha caderneta, tenho que conhecer esse lugar! Araucária é minha árvore favorita, e pelo que vi nas fotos essa árvore decora muito bem os belos cenários de montanha da região.
Ótimas fotos! Parabéns a todos!